terça-feira, 6 de maio de 2014

Em Busca do Pokémon Mais Forte #1

Olá pessoal, tudo bom? Espero que sim. Iniciarei hoje uma série de posts muito interessantes. O título é literal, é exatamente isso que faremos, buscaremos o Pokémon mais forte. Eu já antecipo que não encontraremos, pois o jogo não deixa que isso seja possível, mas vamos ver que muitos se destacam.

O Foco vai ser a categoria dos Pokémons classificados como Uber pelo Smogon, mas a principio vou focar mais ainda naqueles que a Nintendo chama de Guardiões. Aqueles que tem bases bem altas, muito maiores que 600 e que normalmente estampam a capa de um jogo.

O meu escolhido para começarmos foi o pokémon que o Ash ve ao fim do primeiro episódio. Isso mesmo galera, para aqueles mais saudosos que assistiram às primeiras temporadas do anime, eu estou falando do Ho-oh. Eu acho esse pokémon extremamente forte e capaz de fazer muitas coisas devastadoras no jogo e muita gente acaba não vendo isso.

Devemos partir do princípio. Apesar de muito forte, sabemos que Ho-oh é um pokémon nobre, por esse motivo ele vai precisar de "súditos" que realizem um certo trabalho sujo pra ele, mas falo disso daqui a pouco. Primeiro vamos analisar as bases dele e os stats no Level 50:


Min-MinMaxMax+
HP
106
-181213-
Atk
130
135150182200
Def
90
99110142156
SpA
110
117130162178
SpD
154
156174206226
Spe
90
99110142156

Podemos ver que ele não parece um sweeper exageradamente forte, principalmente no "metagame" Uber, mas aí que entra a história dos súditos e a união dessa fator com os moves dele. O primeiro grande súdito de Ho-oh está mais para parceiro e vai fazer metade do trabalho sujo para que Ho-oh é o Groudon (que futuramente terá um post dedicado a ele nessa série) que criará o sol! Ah o sol, ele vai fazer você querer estar em qualquer lugar, menos na frente de um Sacred Fire do Ho-oh. Ta certo que um Fire Blitz seria mais forte, causaria mais dano e tal, mas estamos falando de malditos 50% de chance de causar Burn. Você vai torcer pra ter um Palkia no time, do contrário qualquer coisa sofrerá um dano bem grande e se depender de ataques físicos, além de dano do Burn, terá metade do seu potencial ofensivo usurpado de sí. 
Outra função muito importante que o Groudon terá como camarada do Ho-oh é a de distribuir Thunder Waves na galera. Um time lento é propício pra que Ho-oh faça a festa e derrube muita coisa. Não somente Groudon, aí entram os outros súditos de Ho-oh, pokémons que possam dentro da medida do possível e da estratégia, paralisar boa parte do time adversário, portanto Blisseys ou Chanceys podem ser muito bem vindas aqui, uma vez que Groudon não ter muitas dificuldades com ataques físicos caso seja dedicado a defesa.



A estratégia com Ho-oh é bem simples, seguindo a configuração abaixo:

Ho-oh@Choice Band
Nature: Adamant
248HP/ 252 Atk/ 8 Spe

Sacred Fire
Earthquake
Brave Bird
Sleep Talk

Com essa configuração, podemos fazer coisas legais. Primeiro temos o Sacred Fire que se estiver combinado com o sol será muito forte. Depois temos o Brave Bird que é o segundo STAB dele e que vai chamar metálicos que vão chamar Earthquakes ou Sacred Fires (que podem acabar rápido devido ao baixo PP e eventuais Pressure no Metagame Uber). Sleep Talk pode parecer só um golpe troll, mas não é. Ho-oh além de ser um sweeper muito chato com Choice Band, ainda pode tankar muita coisa que depende de ataque especial, principalmente se falarmos de Darkrai, um dos leads mais chatos do Metagame Uber.
Portanto, ao ver Darkrai, você coloca Ho-oh e depois agride ele com algum dos golpes. Você terá 66% de chance de ter um STAB que irá destruí-lo, portanto mesmo após o Dark Void o adversário pensará se vale a pena deixar o Darkrai lá. Ho-oh também pode Tankar qualquer coisa que não usa Thunder. Shaymin Sky é outra vitima de Ho-oh, uma vez que os Seed Flares de Shaymin ficam fracos, fracos mediante o grande potencial defensivo para golpes especiais de Ho-oh. Os pokémons que tem Stabs de água já não podem ser adversários de Ho-oh, portanto um pokémon pra defendê-lo desses monstros é necessário, mas não vou falar disso, deixemos para um post de composição de time Uber. Ainda como tank, golpes do tipo dragão especiais como Dragon Pulse ou Draco Meteor são muito comuns no Metagame Uber e serão facilmente defendidos por Ho-oh, por esse motivo os 248 EVs em HP. Só 248, pois são necessários 8 em Speed e precisa ser 8. Ho-oh precisa correr mais que versões defensivas de Dialga e de Groudon. Os 252 de Atk não precisam de justificativa, a ordem aqui é derrubar o máximo de adversários possíveis.

Pessoal, espero que ao jogarem o Metagame Uber procurem usar o Ho-oh, muitas vezes preterido pelos jogadores, mas extremamente util e letal, principalmente contra um adversário mal precavido.

Com a evolução da série de posts, veremos muitos pokémons parrudos e que vão se completar. Apesar do nome da série de posts ser "Em Busca do Pokémon Mais Forte", a intenção é dar uma razoável atenção à aqueles que sempre são esquecido por nós por ficarem de fora da grande maior parte das competições.

Espero que gostem desse tipo de post menos tradicional, pois falamos de um metagame menos explorado, dicas, por favor me sinalizar! Até a próxima pessoa!

domingo, 4 de maio de 2014

Pokémon da Semana #4

Fala galera tudo bom? Meio desvirtuado o post, mas ta valendo! Hoje eu venho a vocês falar de um ser muito controverso, mas que vem provando seu valor cada vez mais. O quarto pokémon a ser analisado nessa série é o nosso querido Quagsire. Eu sempre gostei de usá-lo em batalhas da Tier Uber, mas ultimamente ele vem se mostrando valoroso na Tier OU.

Pode parecer ter ficado meio incoerente o que eu falei. Como pode um pokémon ser bom em Uber e não tão bom em OU? A explicação é bem simples: Quagsire tem duas imunidades muito interessantes na tier Uber que são contra ataques elétricos (Thunder) e contra ataques do tipo água devido ao Water Absorb (lê-se Water Spout do Kyogre). Como o referido Kyogre usa muito esses dois golpes, você pode por ele pra dormir com o Yawn, dar toxic nele, enfim, da pra atrapalhar bem.

Voltando ao uso de agora. Ele tem bases decentes para defender ataques físicos com 95 HP e 85 em Def. Existe coisa muito mais sólida, mas a função dele nos times é bem vasta. Primeiramente devemos considerar um fator muito importante. Ele para o Rotom W. Tome cuidado pra não entrar em um Will o Wisp logo de cara, pois aí o trabalho do Rotom W estará feito, mas entre nos Volt Switch, oras. Ele vai segurar o golpe com imunidade total, por ser terrestre e aí o Rotom fica lá, na frente dele. Entra então o segundo fator de uma batalha, que eu costuma chamara de time (hora, mas fica meio estranho falar em português). Existe a hora certa para que certas coisas aconteçam, principalmente se a batalha for apertada demais, portanto entrar tomando um Will o Wisp é o time perfeito para o Rotom, porém entrar defendendo um Volt Switch é o time perfeito para o Quagsire e a explicação é simples. Se o Rotom te queima, ele corre depois e coloca algo mais adequado no lugar e você já estará com seus Earthquakes prejudicados, porém se ele não faz nada na entrada de Quagsire, ele não pode se arriscar a levar um Toxic, já que como boa barreira que é, Rotom W vai buscar uma maior longevidade no campo e não quer um dano de toxic. Portanto ao usá-lo contra o Rotom, uma boa leitura de jogos é necessária, uma vez que no mano a mano, Rotom W não consegue acertar Quagsire, já que ele é imune aos golpes mais comuns de Rotom: Hydro Pump, Volt Switch e/ou Thunderbolt.

Quagsire é útil contra qualquer outro Bulcky Water ou pokémons de água em geral, menos o Greninja. Esquece essa história de entrar em um Greninja full, pois provavelmente você vai jogar o Quagsire fora. Se for em um já bem danificado, você pode entrar no Hydro Pump para finalizá-lo com Earthquake depois, mas em um Full ele vai sobreviver ao seu Earthquake e te derrubar com Dark Pulse ou Grass Knot.

As presas favoritas do Quagsire, como dito antes são pokémons de água, fogo e metálicos em geral. Por mais que os metálicos não recebam o Toxic, ele vão apanhar do Earthquake e o dano que eles conseguirem desferir em Quagsire pode ser facilmente recuperado tanto com o Leftovers como com o Recover.

É sempre bom usar Quagsire juntamente com outro bicho pra defender, ou em times onde você tem pokémons que são counters para muitos outros times, pois ele não se dá tão bem entrando na frente de pokémons muito agressivos, como Choice Band Terrakion, Choice Band Talonflame, Close Combat do Lucario, pokémons que na teoria até seriam parados por um Quagsire, porém com exceção a Talonflame, todos os outros vão ter chance de conseguir um 2 HKO, ou seja, o pobre nada fará ao cair na arena.

Ele não tem lá grandes bases e existem coisas mais fortes que ele em números, porém ele tem sim seu valor e como a ideia do pokémon da semana é mostrar alternativas ao metagame padrão ele não podia faltar aqui!

Aqui vai a forma de uso dele:

Quagsire@Leftovers
Nature: Impish/Releaxed
HP 252 Def 252 Sdef 6


Earthquake
Toxic
Recover
Scald

Se você acha que o Scald vai ter servir para algo que não seja dar Burn em pokémons metálicos ou algum hit decente quando se bate com fraqueza, use-o Releaxed, porém se você acha que 10% a mais de speed pode fazer falta e acha que o Scald é só para Burn, use-o Impish. Eu particularmente prefiro Releaxed, pois acredito na força do Scald!

Esse foi o pokémon da semana número 4 galera, espero que desperte a vontade de usar esse tão simpático bichinho nas batalhas de vocês.

Até a próxima!

sábado, 3 de maio de 2014

How To Train Your Dragon

Olá pessoal, tudo bom? Espero que estejam bem. Eu decidi retomar os posts de estruturação de time e esse vai ser focado naquela que eu considero a maior força do jogo, o tipo Dragão. Algumas pessoas se tornaram céticas quanto ao poder de fogo de um bom e velho dragão, muito devido ao fato do surgimento das fadas. Devemos admitir que as fadas não foram assim tão impactantes. Apesar de terem sua relevância no jogo como um novo tipo, eu julgo que o tipo lutador está muito mais atrapalhado por fadas do que o tipo Dragão, mas isso seria assunto para outra discussão.



Nós já tivemos a promoção de vários dragões à categoria Uber pelo Smogon, isso em gerações passadas. A Game Freak foi muito esperta na construção de Pokémon X e Y e há tempos não se via um jogo tão equilibrado como esse. Temos no topo da lista de uso os pokémons Talonflame e Rotom Wash, o que é algo bem surpreendente. Voltando ao foco, não podemos considerar que os dragões estão fracos, pois eles são muito brutos. Eles tem muito poder de fogo para usar e acredito que se aplicada a estratégia correta, é difícil de segurar. Vou descrever agora, o que na minha humilde opinião são as funções mais usuais dos dragões nessa geração:

Dançarinos - Charizard X e Dragonite



Esses dois primeiros são os melhores dessa geração, em minha opinião. Eles usam a boa e velha tática de Dançar na frente do adversário. Dragonite tem o Multiscale para garantir que vai dançar. Além do fato dele ser muito forte no sentido geral, é muito HP, muita Def e muito Sdef. Como se não bastasse, ele também tem muito ataque. Pode não ser um Usain Bolt, mas não é lento. Você vai se valer de uma estratégia simples, mas eficaz. Se garantir o uso do Multi Scale, Dragonite pode entrar com quase qualquer coisa e depois de um Dragon Dance, é difícil segurar a diversidade dele. Ele pode ter Fire Punch, Thunder Punch, Earthquake, Aqua Jet, Extreme Speed, Iron Tail e obviamente um bom golpe do tipo dragão. É difícil se defender dele, pois a pancada pode vir forte contra os mais diversos tipos, inclusive Fada, já que ele aprende Iron Tail.



Charizard pode ser ainda mais linear. Dragon Dance para Outrage e Flare Blitz. O último slot pode ser aproveitado de várias formas. Não há fada que resista a Charizard depois de um Dragon Dance e o que falar de metálicos então? Quem vai querer arriscar um metálico a tomar um Flare Blitz? O último slot pode ser aproveitado por Earthquake, Brick Break, Roost. Charizard pode entrar ainda como Charizard na frente de um golpe fada que ele vai resistir! Mesmo após a mega evolução, ainda não será fácil bater nele, pois ele não toma super efetivo dos counters mais normals de Dragão, que são golpes do tipo gelo e fada. Por conta desses fatores, elejo ambos como os melhores dançarinos de XY até agora.


Atropelador de Time - Garchomp



Garchomp me assustou durante muito tempo. Eu achei justo a Smogon colocá-lo como Uber quando o fez e eu achava totalmente justificável, pois é muito difícil lidar com eles nas mais diversas situações. A forma de usar Garchomp nessa geração deve ser bem controlada. Essa geração tomou uma redução cabolusa nos danos e teve um aumento tremendo em fatores do jogo que favorecem golpes de status, portanto tem muita coisa ficando viva e ferrando a vida do adversário depois. Garchomp é muito Pokémon de terra. Ele pode ferrar lindo o adversário com um earthquake fortíssimo, ele tem Stone Edge para ajudá-lo a pegar o pessoal que tenta correr do Earthquake, portanto pode ser meio que uma armadilha. Garchomp é, na minha opinião letal de 3 formas. Como choice scarf, ele vai pegar pokémons que não são defensivos e que podem querer se aproveitar de maior velocidade para tentar levar seu time. Ele pode ser um choice band e derrubar praticamente qualquer coisa, mas você vai depender muito de previsões precisas, além de uma excelente leitura de jogo. Se o adversário não tem fadas e metálicos, um Outrage vai derrubar praticamente qualquer coisa. No decorrer do jogo, entretanto, você vai precisar variar entre Earthquake, um provável Stone Edge ou Iron Head. Todos eles terão muita potência, mas para usar um Garchomp assim você precisa de campo limpo e pokémons que possam defendê-lo sem sofrer muitos danos, ou seja, ele ficaria como protagonista ofensivo do time. A última opção de uso pode ser tanto em forma Mega como não, que seria com Swords Dance. Se você conseguir dar um Swords Dance, a coisa pode desandar e se for contra Mega Garchomp, você ainda tem a seu favor maiores status defensivos, garantindo que ele possa sair bem de situações adversas. É difícil ficar vivo para contar história depois de encarar um Mega Garchomp com Swords Dance. Uma adição interessante a um time com um desses é o golpe Sticky Web, pois o Mega Garchomp não é tão rápido quanto o Garchomp normal, que já não é dos mais rápidos, então pode ser muito interessante.

Mix Sweeper – Heydreigon e Salamence




Esses dois carinhas estão com a moral muito baixa, mas de verdade eles tem um uso muito bom.  Quando eles caem na arena você logo fica esperando um Draco Meteor, pois ambos tem bom Satk, mas ambos podem ter golpes físicos fortes. É difícil se defender deles e nem há tanto o que falar a respeito. Heydreigon tem que ficar muito esperto com U-turns e principalmente com golpes fadas que serão quase que um KO certo por conta da dupla fraqueza. Salamence tem o mesmo problema com golpes de gelo, mas normalmente eles vão ser mais rápidos que os adversários. Ambos podem usar Fire Blast para afugentar metálicos. Salmence pode usar Dragon Dance em sets com Outrage, mas também contar com golpes especiais. Eles devem ser uma força mista a ser considerada, pois têm base alta e um grande numero de resistências.

Surpresa discriminada – Flygon



Eu gosto muito dele, de verdade. Flygon é forte, muito mais do que algumas pessoas acabam considerando. Eu acho ele o Pokémon ideal para se usar com Choice, principalmente dentre os dragões. Ele já foi minha opção em vários times e ele justifica essa confiança. Ele tem duas imunidades, a ataques elétricos e a ataques terrestres. Ele pode usar U-turn, o que o ajuda muito como Choice Band ou Scarf. Ele tem boas bases defensivas 80 HP/ 80 Def/ 80 Sdef. Ele tem Earthquake com Stab e Outrage com Stab, portanto é muita potencia pra um bichinho só. Coloque junto a isso um golpe de fogo, como Fire Punch ou Fire Blast e você tem um Dragão dos mais perigosos.

Absolutos - Latias e Latios

Latios e Latias tem estratégias simples e vão funcionar pra sempre, acreditem. Focando sempre em ataques especiais, ambos tem bons status defensivos, principalmente na Sdef. Agindo dessa forma já serão bem úteis para você como um sweeper especial, podendo também se valer de Choice Specs, o que irá garantir Dracos Meteor muito fortes. Digamos que esses sejam mais ou menos a mesma coisa desde a 4ª geração, não há nada de novo pra se falar, mas é sempre bom lembrar.



Infiltrator - Noivern


O Substitute sempre foi um golpe extremamente chato. Muitas coisas mudam quando você opta por uma jogada sem considerar um substitute e quando você efetua a troca, o adversário opta justamente por substitute. Noivern vai te ajudar muito com isso. Com Draco Meteor e Hurricane como STABs absurdos, fica dificil se esconder em Substitute quando se ve Noivern no time adversário. Os 25% de recoil do Substitute aliado a um eventual Stealth Rock podem ser fatores determinantes para receber um ataque do Noivern que venha a virar OHKO. Noivern faz muito bem essa função, principalmente se considerar o fato de que ele é bem rápido, portanto uma boa troca no substitute adversário e ele vai ter que trocar, tendo gasto 25% da vida a toa. Eu preciso fazer uma menção honrosa a um fato passado.
Não me lembro o ano, mas certa vez eu cheguei na final do torneio de Clãs da Pokeevo. Do outro lado a gente tinha o Clã WTFBR que sempre levava os titulos de torneios assim. Eu era responsável por jogar de OU e meu adversário era o WTFBR Pancho. Eu estava usando um time de All Atack como o que descrevi em um post anterior aqui do Blog (viu gente, eu faço as coisas que falo aqui!). Eu abri com o Infernape e tive de correr pois ele estava com Azelf. Ele usou Reflect. Eu não me lembro exatamente quem eu havia mandado no lugar do Infernape, mas pra agilizar a história ele usou as duas barreiras e perdeu o Azelf dele. Ele caiu no campo com um Machamp e devido ao fato de estar protegido pelas barreiras eu penei pra derrubar ele, o que não aconteceu antes que ele levasse meio time meu T.T. Devido a isso eu perdi. Se no lugar da Latias que eu usava na oportunidade eu tivesse um Noivern com Infiltrator, nada disso teria acontecido, já que ele se valeu tanto das barreiras como de um Substitute.

Depois da historinha do meu passado, podemos ver que ele é bem útil e acredito que outras funções para ele são meio que dificeis de serem usadas. Eu recomendo o uso com Life Orb ou Choice Specs, já que ele é muito rápido, tem STABs bem altos, mas o Satk dele pode decepcionar.

Ainda há mais o que falar, mas a intenção desse post é dar a funções principais dos dragões e que dessa forma eles poderão ser muito bem aproveitados. Espero que ajude a eliminar a dúvida na cabeça de algumas pessoas. Até a próxima pessoal.