Continuando a falar dos pokémons que ficaram entre os mais usados na base de dados dos simuladores da Smogon, vou continuar explicando como vêm sendo usados, uma breve forma de encaixar no seu time, bem como a forma de detê-los, visto que a força deles é que fazem com que estejam entre os mais usados. Espero que aproveitem.
Scizor
Scizor
O próximo monstro da nossa lista
é ninguém menos que nosso querido inseto metálico. Não há muito o que falar de
novo a respeito de Scizor, exceto o fato de esse monstrinho ser extremamente
efetivo para entrar em fadas. Além de resistir aos golpes das fadas, sendo Life
Orb você pode usar Swords Dance, sendo Choice você pode usar seu instinto para
prever o movimento do adversário e ou usar um hit padrão de Scizor, ou correr
com o U-Turn dele que é bem violento. Como se ele já não fosse forte o bastante
em gerações anteriores, você ainda tem abertura para mega evoluir e
transformá-lo em um monstro terrível. Isso até gerou uma piadinha com um amigo
meu. Certa vez eu dei a ele um Scizor com Nick de Poweranger, pois pra mim ele
parece um Ranger vermelho e agora com a Mega evolução, esse meu amigo o Andy
nomeou o Scizor dele de Megazord, já que ele usa a versão Mega do Scizor.
Voltando ao que realmente
interessa, Scizor continua com um potencial de sweep enorme, bem como com um
ótimo potencial para bloquear ataques, já que ele se mete muito bem na frente
de ataques Dragão ou Fada, que são bem populares no jogo. Ele se encaixa muito
bem juntamente com outros dragões, já que ele vai provir um bom coverage para
os dragões, abrindo brechas para derrubar muitos pokémons adversários. Bons
fantasmas ou pokémons de água continuam sendo as melhores defesas contra
Scizor, mas a melhor sem dúvidas são os Rotoms de W e H (água e fogo,
respectivamente) que além de darem danos grandes em Scizor, ainda podem pegá-lo
com Will O Wisp e acabar com a festa dele.
Excadrill
De ser de ataque absurdo e speed
estrondosa na eterna sandstorm à Uber na geração 5. Essa foi a curta trajetória
de Excadrill no metagame OU em Black/White. Eu venci muitos jogos enquanto era
possível usar Excadrill nessa combinação, porém logo a Smogon acabou com a
festa. Não era pra menos, quase tudo que fosse acertado por um Earthquake após
uma simples Swords Dance era derrubado. E devemos lembrar que ele estava com
mais de 400 de speed! Voltando para atual geração, vemos Excadrill em uma
configuração um pouco diferente. Agora não existe mais Sandstorm eterna, a Game
Freak deu um jeito nessas batalhas de clima e limitou para que elas durem
somente 5 turnos, como já citado antes aqui no blog. Acontece que ele aprende
Rapid Spin e todos nós sabemos que Pedras e Espinhos (que poético!) atrapalham
muito o nosso jogo, na verdade muitas vezes eles ganham o jogo, ainda temos
adição de Stick Web, ou seja, um bom Pokémon com Rapid Spin pode ganhar o jogo
e Excadrill vem fazendo essa função de forma extremamente precisa. Além de
tirar as porcarias do seu campo, não vai ser muito difícil fazer ele assustar
um Aegislash, entrar em Dragões que deram Outrage e derrubá-los depois, sendo a
maior vítima Mega Charizard X. Mas ele tem uma função muito legal, que é pegar
o danado do Rotom Wash. Aí entra a diferença entre os Excadrill da 5ª e da 6ª
geração. Sai Sand Force, entra Mold Breaker para acertar pokémons que levitem
com um dos earthquakes mais fortes do jogo. Graças a essa dinâmica, ele ocupa
um dos primeiros lugares na lista de uso
Eu sugiro usar ele em
praticamente qualquer time, a menos que o tipo metálico já esteja muito
repetitivo. Por ser um spinner de respeito, ele vai se encaixar muito bem. Não
é muito difícil Pará-lo, Excadrill tem fraquezas muito comuns no jogo, como
Lutador, Terra, Fogo e Água, portanto não haverá muita longevidade por parte
dele no campo, porém ele ainda é do tipo metálico, portanto possuí bastantes
resistências e até imunidade a golpes do tipo Veneno, que também subiram de
popularidade no jogo, portanto não é nada incomum Excadrill além de tirar as
porcarias do campo ainda derrubar um ou dois pokémons adversários, além de dar
um bom cover para outros sweepers mais importantes do time.
Ferrothorn
Esses dias atrás, conversando via
Tweeter com o Carlos, um dos organizadores da LOP São Paulo, ele comentou
comigo que o Pokémon que falaremos agora foi criado depois que a geração já
estava pronta. O motivo é simples, haveria um desequilíbrio muito grande se um
tanque com essa combinação de tipos não desse as caras no jogo. Ferrothorn é um
wall extremamente efetivo, boas bases em HP e ambas as defesas, tipo com o
maior numero de resistências, além de uma combinação que assegura dano neutro
por earthquakes. Óbvio que ele não é perfeito, não pode tomar ember que vai
cair, mas aí já é outra história. O fato é que a resistência de Ferrothorn,
aliado ao seu moveset no mínimo chato faz com que sua popularidade seja bem
alta. Normalmente usado com Gyro Ball, Power Whip, Spikes/Stealth Rock e Leech
Seed, o mesmo é barreira para quase tudo, incluindo alguns que ganharam
popularidade com a nova geração, ou seja, ele chateia e bloqueia! E aí entra
outra parte chata dele. Os únicos pontos baixos dele são speed e special
attack, portanto, temos uma boa base em ataque também e devido ao fato dele ser
lento, Gyro Balls extremamente poderosos, principalmente contra os pokémons que
alta base de speed.
Eu recomendo Ferrothorn também em
quase todos os times. Ele é muito bom para defender de quase tudo. Recomendo
que com ele seja usado um bom fantasma, de preferência Jellicent que irá ajudar
a defender de golpes Fogo e Lutador, normalmente usados para nocautear
Ferrothorn, portanto, se na team preview do adversário você ver um Ferrothorn,
guarde esses golpes no seu time, pois é muito difícil tirar ele de campo.
Decidi comentar sobre os dois
juntos, pois vejo que normalmente são usados de forma conjunta. Já famosos
desde seu surgimento, esses danados atrapalham demais, defendem muito bem, além
de derrubar muita coisa do time adversário. Gliscor vai defender tudo que for
físico e não tiver golpes Água ou Gelo. O uso combinado com Tyranitar é
interessante, pois Gliscor vai defender Tyranitar de golpes lutadores de forma
muito boa, quase não receberá dano, bem como Tyranitar defenderá Gliscor, uma
vez que sempre tentam tirar Gliscor com golpes especiais, o que para Tyranitar
não significa muita coisa. Normalmente usado para colocar Stealth Rock em
campo, Tyranitar também tem uma função importante. Durante 5 turnos a Sandstorm
ficará lá, atrapalhando o time do cara caso os pokémons dele não sejam dos
tipos que são imunes ao dano. Apesar de ser um dano bem pequeno, anula o
leftovers, por exemplo e as vezes ajuda a derrubar um ou outro Pokémon,
principalmente se esse dano for combinado com Burn ou Poison.
No mais eles são muito do que já
vimos antes. É interessante colocar junto a eles mais pokémons que se
beneficiam de não receber dano na Sandstorm, e algo de água para ajudar a
proteger de ataques de água. Mais uma vez, Jellicent vem bem a calhar, já que
também parará Rapid Spinners que tentaram tirar o Stealth Rock que Tyranitar
colocou em campo. Derrubar essa dupla exige paciência. Como estamos falando de
dois pokémons e com bases e movesets muito bons, não há como derrubá-los com
facilidade, porém pokémons de água vão se sobressair, principalmente no
decorrer da batalha, por isso a sugestão de um Pokémon de água para ajudar a
defender.
De interessante a sweeper. Essa
foi a melhora significativa que tivemos nesse danado. Com a adição do tipo
fada, vemos um Pokémon com boa combinação de tipos, uma vez que só temos
fraquezas a ataques Elétricos, Planta e Veneno e resistências a um monte de
ouras coisas que sequer vale citar. Azulmarril também é uma fada que não vai
sofrer para ataques metálicos, um ponto que vale destacar. Falando um pouco da
base dele, um HP ótimo, bem como defesas decentes (100 HP/ 80DEF/ 80SDEF) vão
fazer com que não seja qualquer coisa que o assuste. Ao olhar de forma rápida
você vê que ele é lento, ótimo esse é um ponto que não se resolve. Ele também
tem o ataque baixo. Teria, mas Huge Power resolve isso. Com a habilidade de
dobrar o seu ataque, vemos um Pokémon com +400 de ataque, com bom HP e boa
defesa. O danado ainda aprende Aqua Jet, provendo prioridade com dano de STAB,
ou seja, temos em um único bichinho poder de fogo, boas defesas e boas
combinações de tipos, tanto para bater como para defender.
Azulmarril pode facilmente ser
encaixado para se defender de dragões, ou ajudar em times de Sandstorm. Isso
mesmo, eu acho ele muito bom em times de Sandstorm, pois é uma ótima defesa
para pokémons de água. Algumas pessoas o usam com Belly Drum que vai deixá-lo
com um ataque absurdo, porém eu prefiro ir cutucando aos poucos. Em time de
Sandstorm sempre o uso com leftovers. Para se defender de Azulmarril, eu
recomendo qualquer Wall físico, mas de preferência Gyarados, tanto defensivos
como ofensivos. Não é muito fácil entrar com Azulmarril, provavelmente o dano
que seu Pokémon receberá será grande, porém o potencial de sweepar dele é
atrapalhado pela baixa speed, e Aqua Jet não vai derrubar muita gente.
Dragonite
Bom ele sempre foi, desde sempre.
Porém da terceira geração para cá ele vinha sendo preterido por outros dragões
que vinham surgindo com as gerações. Salamence, Garchomp, Hydreigon, vinham
tomando o lugar de Dragonite e de fato vinham sendo melhores. Porém o jogo
mudou e muito. Dragonite que fora preterido por não ser tão rápido, agora é
muito bem usado pela diversidade de golpes que aprende, aliado a bases boas de HP
e nas defesas. De resto, o uso mais comum é o de sempre, um perigoso Dragon
Dancer. Um treinador que eu chamaria de lendário, que usa o Nick de Muku Bird,
vem usando Dragonite com a habilidade Inner Focus mesmo e com itens para
aumentar stats quando o HP fica abaixo de 25%. Graças a isso, você consegue ter
um bom Fire Blast para derrubar metálicos. Dragonite também aprende Iron Tail,
que algumas pessoas vêm usando com medo das fadas, porém fada que tomar
Earthquake pode ser nocauteado por um Dragonite já com Dragon Dance. Mais ainda
se ele estiver com menos de 25% de vida. É de fato difícil de segurar, pois
algumas pessoas parecem ter esquecido que ele possui base de ataque muito alta.
Dragonite vem sendo a melhor
pedida para todos aqueles que querem usar um dragão, pois nessa geração está
sendo, talvez o mais efetivo deles. Dragões vão em praticamente qualquer time,
porém usar algo metálico para ajudar a defender de outros golpes dragão ou de
fadas é saudável. Parar um Dragonite é tarefa um pouco difícil, principalmente
se você permitir que ele use Dragon Dance, portanto uma boa fada com boa Defesa
vai ser a melhor forma de Pará-lo. Após usar Outrage, pokémons metálicos também
vão entrar bem contra ele e dependendo de qual for e qual moveset estiver
usando, poderá nocauteá-lo.
Ta, todo mundo viu, antes mesmo
dele jogar que essa história de Mega Gengar não ia funcionar. A combinação de
base e habilidade tornaria o Mega Gengar um fortíssimo candidato a derrubar
metade do time do cara, já que não da pra trocar com ele lá, ele tem Shadow
Tag! Além disso, Gengar já é rápido e com altíssimo Special Attack, Mega então
não dá pra segurar. Com toda a ética do mundo, Smogon foi lá e o jogou pra
Uber. Algumas pessoas que são haters da Smogon torceram o nariz para essa
decisão, mas esse potencial todo do Mega Gengar tinha que ser barrado. Aí entra
o ponto: como se o Gengar normal já não fosse um absurdo né? E as listas estão
aí para provar isso. O dando continua entre os primeiros em uso. Apesar de ser
fraquinho de defesas, ter baixo HP, Gengar tem até três imunidades. Digo até três,
pois Normal e Lutador ele tem mesmo, Terrestre vai depender do adversário não
ser Mold Breaker, que vem se popularizando. Mas o que quero dizer é que é muito
fácil entrar com um Gengar em campo, depois é possível usar Substitute,
Disable, Hypnosis, enfim a gama de coisas chatas é grande. Como se não
bastasse, você ainda tem que se preocupar com Shadow Balls fortíssimas e com
Sludge Bombs igualmente fortes querendo pegar suas fadinhas, portanto, fique
esperto com o Gengar, não é porque ele não é mega que ele não é forte.
Apesar de ele poder encher bastante
o saco, Walls especiais darão conta dele, a não ser que se tenham fraquezas aos
STABs dele. Tente acertar um Thunder Wave no Gengar e ele estará acabado, pois
se acertado, normalmente o dano é grande e se for STAB então, normalmente será
nocauteado com somente um hit.
Qualquer time que jogue porcaria
no campo do adversário pode usar um Gengar, pois ele vai defender muito bem de
Rapid Spin. Também é recomendado o uso em times que abusam de pokémons metálico
ou pedra, já que você pode usar Gengar para defendê-los de ataques lutadores.
Charizard
Ah mas só fãboy usa! Não é normal
ler isso em alguns fóruns. Mas o fato é que essa parte do meu post falará sobre
uma redenção. Extremamente forte nas 2 primeiras gerações, pouco usado na
terceira geração e inútil as gerações 4 e 5. Essa é a trajetória de Charizard
até a 6ª geração. Tudo mudou com a chegada dos Mega Charizards. Vou falar
primeiro do Charizard Y.
Mega Charizard Y mantém seus
tipos. A adição em sua base ocorre de forma agressiva quase que totalmente no
Special Attack. Como se não bastasse a base que vai para 159, podendo gerar 458
de Special Attack, Mega Charizard Y ainda usa a ability Drought que vai criar o
sol no campo de batalha. O sol para quem não sabe aumenta a força de ataques de
fogo em 50% e diminui de ataques de água em 50%, portanto, Mega Charizard Y se
defenderá muito bem de alguns ataques, não será tão afetado por ataques de
água, apesar de eu continuar recomendando não tomar ataques desse tipo. Graças
ao sol, o golpe Solar Bean poderá ser utilizado sem carregar, o que causa
terror nos pokémons de água, portanto defender de Mega Charizard Y com pokémons
de água não é recomendável. Qualquer coisa que tome dano neutro ou super efetivo
de Fire Blast está perdida, é bem isso. Estamos falando de dano massivo e que
combinado com Stealth Rock, por exemplo poderá nocautear grande parte deles.
Para se defender de Mega Charizard Y, as barreiras especiais são as mais
recomendáveis. É de suma importância tentar acertá-lo com um Thunder Wave, para
tirar a liberdade dele em campo. Caso você não use muitos pokémons de água ele
irá se encaixar no seu time, pois o sol poderá atrapalhar pokémons de água que
você esteja usando. Eu poderia recomendar algo com Clorophyl, mas não sei se há
algo útil para aproveitar o sol que Charizard cria, ele acaba sendo bom de
forma independente mesmo.
Mega Charizard X tem uma função
oposta ao Y. Ele perde o tipo voador e ganha o tipo Dragão (até que enfim!) e
ganha uma habilidade que eu costumo chamar de “habilidade life orb embutida”. Além
de passar a contar com uma base de 130 de ataque, Mega Charizard X ganha um bônus
de 33% para ataques de contato. Eu diria que ele substituiu o que Salamence fez no
passado, já que ele pode facilmente derrubar pokémons metálicos com um Flare Blitz
assustador, usar Outrage STAB para derrubar coisas mais genéricas e ainda
abusar de outros dois slots que servem para dar cobertura para Charizard X ou
para o resto do time. Pode-se usar uma série de ataques, alguns optam até por
Fire Blast, uma vez que Mega Charizard X tem a mesma 130 de base em Special
Attack. O que muita gente não pensou durante muito tempo é que sem o tipo
voador, Charizard poderia ser acertado por Earthquakes e é isso que acontece
atualmente. Mega Charizard X vem sendo muito derrubado por esse move, porém, a
combinação de tipos de Mega Charizard X provém uma coisa interessante. Ele
simplesmente não tem fraquezas a golpes de Gelo e Fada que normalmente são
pensados para acertar um Dragão. O mais popular modo de uso vem sendo com Dragon
Dance, portanto Dragon Dance, Outrage, Flare Blitz e mais alguma coisa do gosto
do jogador causa um excelente moveset, pois Charizard oferece um meio diferente
de se usar um Dragão, já que a forma de pará-lo é diferente. Metálicos não são
bem vindos aqui e sabemos que tudo que pode tomar Outrage corre sério risco de
cair, portanto defender esse Pokémon exige momento da partida. Se ele estiver
no Outrage, um Metálico com Earthquake dará conta. Caso não esteja, algum Pokémon
com golpe de prioridade o qual ele não resista irá ajudar.
Com o que foi dito até aqui, é possível se situar bem no jogo. É óbvio que com a introdução de mais pokémons, muita coisa mudou e o jogo ficou bem mais amplo, porém é possível se preparar para não ser atropelado e ser pego de forma muito desavisada. Eu pretendo ampliar mais esse formato de post, porém vou esperar a Smogon divulgar mais uma lista com a base de dados dele, para destacar eventuais evoluções, quedas, enfim, tentar deixar vocês mais atualizados. Espero que gostem e até a próxima!
Com o que foi dito até aqui, é possível se situar bem no jogo. É óbvio que com a introdução de mais pokémons, muita coisa mudou e o jogo ficou bem mais amplo, porém é possível se preparar para não ser atropelado e ser pego de forma muito desavisada. Eu pretendo ampliar mais esse formato de post, porém vou esperar a Smogon divulgar mais uma lista com a base de dados dele, para destacar eventuais evoluções, quedas, enfim, tentar deixar vocês mais atualizados. Espero que gostem e até a próxima!
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