segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

6ª Geração 3 Meses Depois - Parte 2

Continuando a falar dos pokémons que ficaram entre os mais usados na base de dados dos simuladores da Smogon, vou continuar explicando como vêm sendo usados, uma breve forma de encaixar no seu time, bem como a forma de detê-los, visto que a força deles é que fazem com que estejam entre os mais usados. Espero que aproveitem.

Scizor



O próximo monstro da nossa lista é ninguém menos que nosso querido inseto metálico. Não há muito o que falar de novo a respeito de Scizor, exceto o fato de esse monstrinho ser extremamente efetivo para entrar em fadas. Além de resistir aos golpes das fadas, sendo Life Orb você pode usar Swords Dance, sendo Choice você pode usar seu instinto para prever o movimento do adversário e ou usar um hit padrão de Scizor, ou correr com o U-Turn dele que é bem violento. Como se ele já não fosse forte o bastante em gerações anteriores, você ainda tem abertura para mega evoluir e transformá-lo em um monstro terrível. Isso até gerou uma piadinha com um amigo meu. Certa vez eu dei a ele um Scizor com Nick de Poweranger, pois pra mim ele parece um Ranger vermelho e agora com a Mega evolução, esse meu amigo o Andy nomeou o Scizor dele de Megazord, já que ele usa a versão Mega do Scizor.
Voltando ao que realmente interessa, Scizor continua com um potencial de sweep enorme, bem como com um ótimo potencial para bloquear ataques, já que ele se mete muito bem na frente de ataques Dragão ou Fada, que são bem populares no jogo. Ele se encaixa muito bem juntamente com outros dragões, já que ele vai provir um bom coverage para os dragões, abrindo brechas para derrubar muitos pokémons adversários. Bons fantasmas ou pokémons de água continuam sendo as melhores defesas contra Scizor, mas a melhor sem dúvidas são os Rotoms de W e H (água e fogo, respectivamente) que além de darem danos grandes em Scizor, ainda podem pegá-lo com Will O Wisp e acabar com a festa dele.

Excadrill



De ser de ataque absurdo e speed estrondosa na eterna sandstorm à Uber na geração 5. Essa foi a curta trajetória de Excadrill no metagame OU em Black/White. Eu venci muitos jogos enquanto era possível usar Excadrill nessa combinação, porém logo a Smogon acabou com a festa. Não era pra menos, quase tudo que fosse acertado por um Earthquake após uma simples Swords Dance era derrubado. E devemos lembrar que ele estava com mais de 400 de speed! Voltando para atual geração, vemos Excadrill em uma configuração um pouco diferente. Agora não existe mais Sandstorm eterna, a Game Freak deu um jeito nessas batalhas de clima e limitou para que elas durem somente 5 turnos, como já citado antes aqui no blog. Acontece que ele aprende Rapid Spin e todos nós sabemos que Pedras e Espinhos (que poético!) atrapalham muito o nosso jogo, na verdade muitas vezes eles ganham o jogo, ainda temos adição de Stick Web, ou seja, um bom Pokémon com Rapid Spin pode ganhar o jogo e Excadrill vem fazendo essa função de forma extremamente precisa. Além de tirar as porcarias do seu campo, não vai ser muito difícil fazer ele assustar um Aegislash, entrar em Dragões que deram Outrage e derrubá-los depois, sendo a maior vítima Mega Charizard X. Mas ele tem uma função muito legal, que é pegar o danado do Rotom Wash. Aí entra a diferença entre os Excadrill da 5ª e da 6ª geração. Sai Sand Force, entra Mold Breaker para acertar pokémons que levitem com um dos earthquakes mais fortes do jogo. Graças a essa dinâmica, ele ocupa um dos primeiros lugares na lista de uso
Eu sugiro usar ele em praticamente qualquer time, a menos que o tipo metálico já esteja muito repetitivo. Por ser um spinner de respeito, ele vai se encaixar muito bem. Não é muito difícil Pará-lo, Excadrill tem fraquezas muito comuns no jogo, como Lutador, Terra, Fogo e Água, portanto não haverá muita longevidade por parte dele no campo, porém ele ainda é do tipo metálico, portanto possuí bastantes resistências e até imunidade a golpes do tipo Veneno, que também subiram de popularidade no jogo, portanto não é nada incomum Excadrill além de tirar as porcarias do campo ainda derrubar um ou dois pokémons adversários, além de dar um bom cover para outros sweepers mais importantes do time.

Ferrothorn



Esses dias atrás, conversando via Tweeter com o Carlos, um dos organizadores da LOP São Paulo, ele comentou comigo que o Pokémon que falaremos agora foi criado depois que a geração já estava pronta. O motivo é simples, haveria um desequilíbrio muito grande se um tanque com essa combinação de tipos não desse as caras no jogo. Ferrothorn é um wall extremamente efetivo, boas bases em HP e ambas as defesas, tipo com o maior numero de resistências, além de uma combinação que assegura dano neutro por earthquakes. Óbvio que ele não é perfeito, não pode tomar ember que vai cair, mas aí já é outra história. O fato é que a resistência de Ferrothorn, aliado ao seu moveset no mínimo chato faz com que sua popularidade seja bem alta. Normalmente usado com Gyro Ball, Power Whip, Spikes/Stealth Rock e Leech Seed, o mesmo é barreira para quase tudo, incluindo alguns que ganharam popularidade com a nova geração, ou seja, ele chateia e bloqueia! E aí entra outra parte chata dele. Os únicos pontos baixos dele são speed e special attack, portanto, temos uma boa base em ataque também e devido ao fato dele ser lento, Gyro Balls extremamente poderosos, principalmente contra os pokémons que alta base de speed.
Eu recomendo Ferrothorn também em quase todos os times. Ele é muito bom para defender de quase tudo. Recomendo que com ele seja usado um bom fantasma, de preferência Jellicent que irá ajudar a defender de golpes Fogo e Lutador, normalmente usados para nocautear Ferrothorn, portanto, se na team preview do adversário você ver um Ferrothorn, guarde esses golpes no seu time, pois é muito difícil tirar ele de campo.

Gliscor/Tyranitar



Decidi comentar sobre os dois juntos, pois vejo que normalmente são usados de forma conjunta. Já famosos desde seu surgimento, esses danados atrapalham demais, defendem muito bem, além de derrubar muita coisa do time adversário. Gliscor vai defender tudo que for físico e não tiver golpes Água ou Gelo. O uso combinado com Tyranitar é interessante, pois Gliscor vai defender Tyranitar de golpes lutadores de forma muito boa, quase não receberá dano, bem como Tyranitar defenderá Gliscor, uma vez que sempre tentam tirar Gliscor com golpes especiais, o que para Tyranitar não significa muita coisa. Normalmente usado para colocar Stealth Rock em campo, Tyranitar também tem uma função importante. Durante 5 turnos a Sandstorm ficará lá, atrapalhando o time do cara caso os pokémons dele não sejam dos tipos que são imunes ao dano. Apesar de ser um dano bem pequeno, anula o leftovers, por exemplo e as vezes ajuda a derrubar um ou outro Pokémon, principalmente se esse dano for combinado com Burn ou Poison.
No mais eles são muito do que já vimos antes. É interessante colocar junto a eles mais pokémons que se beneficiam de não receber dano na Sandstorm, e algo de água para ajudar a proteger de ataques de água. Mais uma vez, Jellicent vem bem a calhar, já que também parará Rapid Spinners que tentaram tirar o Stealth Rock que Tyranitar colocou em campo. Derrubar essa dupla exige paciência. Como estamos falando de dois pokémons e com bases e movesets muito bons, não há como derrubá-los com facilidade, porém pokémons de água vão se sobressair, principalmente no decorrer da batalha, por isso a sugestão de um Pokémon de água para ajudar a defender.

Azulmarril



De interessante a sweeper. Essa foi a melhora significativa que tivemos nesse danado. Com a adição do tipo fada, vemos um Pokémon com boa combinação de tipos, uma vez que só temos fraquezas a ataques Elétricos, Planta e Veneno e resistências a um monte de ouras coisas que sequer vale citar. Azulmarril também é uma fada que não vai sofrer para ataques metálicos, um ponto que vale destacar. Falando um pouco da base dele, um HP ótimo, bem como defesas decentes (100 HP/ 80DEF/ 80SDEF) vão fazer com que não seja qualquer coisa que o assuste. Ao olhar de forma rápida você vê que ele é lento, ótimo esse é um ponto que não se resolve. Ele também tem o ataque baixo. Teria, mas Huge Power resolve isso. Com a habilidade de dobrar o seu ataque, vemos um Pokémon com +400 de ataque, com bom HP e boa defesa. O danado ainda aprende Aqua Jet, provendo prioridade com dano de STAB, ou seja, temos em um único bichinho poder de fogo, boas defesas e boas combinações de tipos, tanto para bater como para defender.
Azulmarril pode facilmente ser encaixado para se defender de dragões, ou ajudar em times de Sandstorm. Isso mesmo, eu acho ele muito bom em times de Sandstorm, pois é uma ótima defesa para pokémons de água. Algumas pessoas o usam com Belly Drum que vai deixá-lo com um ataque absurdo, porém eu prefiro ir cutucando aos poucos. Em time de Sandstorm sempre o uso com leftovers. Para se defender de Azulmarril, eu recomendo qualquer Wall físico, mas de preferência Gyarados, tanto defensivos como ofensivos. Não é muito fácil entrar com Azulmarril, provavelmente o dano que seu Pokémon receberá será grande, porém o potencial de sweepar dele é atrapalhado pela baixa speed, e Aqua Jet não vai derrubar muita gente.

Dragonite



Bom ele sempre foi, desde sempre. Porém da terceira geração para cá ele vinha sendo preterido por outros dragões que vinham surgindo com as gerações. Salamence, Garchomp, Hydreigon, vinham tomando o lugar de Dragonite e de fato vinham sendo melhores. Porém o jogo mudou e muito. Dragonite que fora preterido por não ser tão rápido, agora é muito bem usado pela diversidade de golpes que aprende, aliado a bases boas de HP e nas defesas. De resto, o uso mais comum é o de sempre, um perigoso Dragon Dancer. Um treinador que eu chamaria de lendário, que usa o Nick de Muku Bird, vem usando Dragonite com a habilidade Inner Focus mesmo e com itens para aumentar stats quando o HP fica abaixo de 25%. Graças a isso, você consegue ter um bom Fire Blast para derrubar metálicos. Dragonite também aprende Iron Tail, que algumas pessoas vêm usando com medo das fadas, porém fada que tomar Earthquake pode ser nocauteado por um Dragonite já com Dragon Dance. Mais ainda se ele estiver com menos de 25% de vida. É de fato difícil de segurar, pois algumas pessoas parecem ter esquecido que ele possui base de ataque muito alta.
Dragonite vem sendo a melhor pedida para todos aqueles que querem usar um dragão, pois nessa geração está sendo, talvez o mais efetivo deles. Dragões vão em praticamente qualquer time, porém usar algo metálico para ajudar a defender de outros golpes dragão ou de fadas é saudável. Parar um Dragonite é tarefa um pouco difícil, principalmente se você permitir que ele use Dragon Dance, portanto uma boa fada com boa Defesa vai ser a melhor forma de Pará-lo. Após usar Outrage, pokémons metálicos também vão entrar bem contra ele e dependendo de qual for e qual moveset estiver usando, poderá nocauteá-lo.

Gengar



Ta, todo mundo viu, antes mesmo dele jogar que essa história de Mega Gengar não ia funcionar. A combinação de base e habilidade tornaria o Mega Gengar um fortíssimo candidato a derrubar metade do time do cara, já que não da pra trocar com ele lá, ele tem Shadow Tag! Além disso, Gengar já é rápido e com altíssimo Special Attack, Mega então não dá pra segurar. Com toda a ética do mundo, Smogon foi lá e o jogou pra Uber. Algumas pessoas que são haters da Smogon torceram o nariz para essa decisão, mas esse potencial todo do Mega Gengar tinha que ser barrado. Aí entra o ponto: como se o Gengar normal já não fosse um absurdo né? E as listas estão aí para provar isso. O dando continua entre os primeiros em uso. Apesar de ser fraquinho de defesas, ter baixo HP, Gengar tem até três imunidades. Digo até três, pois Normal e Lutador ele tem mesmo, Terrestre vai depender do adversário não ser Mold Breaker, que vem se popularizando. Mas o que quero dizer é que é muito fácil entrar com um Gengar em campo, depois é possível usar Substitute, Disable, Hypnosis, enfim a gama de coisas chatas é grande. Como se não bastasse, você ainda tem que se preocupar com Shadow Balls fortíssimas e com Sludge Bombs igualmente fortes querendo pegar suas fadinhas, portanto, fique esperto com o Gengar, não é porque ele não é mega que ele não é forte.
Apesar de ele poder encher bastante o saco, Walls especiais darão conta dele, a não ser que se tenham fraquezas aos STABs dele. Tente acertar um Thunder Wave no Gengar e ele estará acabado, pois se acertado, normalmente o dano é grande e se for STAB então, normalmente será nocauteado com somente um hit.
Qualquer time que jogue porcaria no campo do adversário pode usar um Gengar, pois ele vai defender muito bem de Rapid Spin. Também é recomendado o uso em times que abusam de pokémons metálico ou pedra, já que você pode usar Gengar para defendê-los de ataques lutadores.

Charizard

Ah mas só fãboy usa! Não é normal ler isso em alguns fóruns. Mas o fato é que essa parte do meu post falará sobre uma redenção. Extremamente forte nas 2 primeiras gerações, pouco usado na terceira geração e inútil as gerações 4 e 5. Essa é a trajetória de Charizard até a 6ª geração. Tudo mudou com a chegada dos Mega Charizards. Vou falar primeiro do Charizard Y.



Mega Charizard Y mantém seus tipos. A adição em sua base ocorre de forma agressiva quase que totalmente no Special Attack. Como se não bastasse a base que vai para 159, podendo gerar 458 de Special Attack, Mega Charizard Y ainda usa a ability Drought que vai criar o sol no campo de batalha. O sol para quem não sabe aumenta a força de ataques de fogo em 50% e diminui de ataques de água em 50%, portanto, Mega Charizard Y se defenderá muito bem de alguns ataques, não será tão afetado por ataques de água, apesar de eu continuar recomendando não tomar ataques desse tipo. Graças ao sol, o golpe Solar Bean poderá ser utilizado sem carregar, o que causa terror nos pokémons de água, portanto defender de Mega Charizard Y com pokémons de água não é recomendável. Qualquer coisa que tome dano neutro ou super efetivo de Fire Blast está perdida, é bem isso. Estamos falando de dano massivo e que combinado com Stealth Rock, por exemplo poderá nocautear grande parte deles. Para se defender de Mega Charizard Y, as barreiras especiais são as mais recomendáveis. É de suma importância tentar acertá-lo com um Thunder Wave, para tirar a liberdade dele em campo. Caso você não use muitos pokémons de água ele irá se encaixar no seu time, pois o sol poderá atrapalhar pokémons de água que você esteja usando. Eu poderia recomendar algo com Clorophyl, mas não sei se há algo útil para aproveitar o sol que Charizard cria, ele acaba sendo bom de forma independente mesmo.



Mega Charizard X tem uma função oposta ao Y. Ele perde o tipo voador e ganha o tipo Dragão (até que enfim!) e ganha uma habilidade que eu costumo chamar de “habilidade life orb embutida”. Além de passar a contar com uma base de 130 de ataque, Mega Charizard X ganha um bônus de 33% para ataques de contato. Eu diria que ele substituiu o que Salamence fez no passado, já que ele pode facilmente derrubar pokémons metálicos com um Flare Blitz assustador, usar Outrage STAB para derrubar coisas mais genéricas e ainda abusar de outros dois slots que servem para dar cobertura para Charizard X ou para o resto do time. Pode-se usar uma série de ataques, alguns optam até por Fire Blast, uma vez que Mega Charizard X tem a mesma 130 de base em Special Attack. O que muita gente não pensou durante muito tempo é que sem o tipo voador, Charizard poderia ser acertado por Earthquakes e é isso que acontece atualmente. Mega Charizard X vem sendo muito derrubado por esse move, porém, a combinação de tipos de Mega Charizard X provém uma coisa interessante. Ele simplesmente não tem fraquezas a golpes de Gelo e Fada que normalmente são pensados para acertar um Dragão. O mais popular modo de uso vem sendo com Dragon Dance, portanto Dragon Dance, Outrage, Flare Blitz e mais alguma coisa do gosto do jogador causa um excelente moveset, pois Charizard oferece um meio diferente de se usar um Dragão, já que a forma de pará-lo é diferente. Metálicos não são bem vindos aqui e sabemos que tudo que pode tomar Outrage corre sério risco de cair, portanto defender esse Pokémon exige momento da partida. Se ele estiver no Outrage, um Metálico com Earthquake dará conta. Caso não esteja, algum Pokémon com golpe de prioridade o qual ele não resista irá ajudar.

Com o que foi dito até aqui, é possível se situar bem no jogo. É óbvio que com a introdução de mais pokémons, muita coisa mudou e o jogo ficou bem mais amplo, porém é possível se preparar para não ser atropelado e ser pego de forma muito desavisada. Eu pretendo ampliar mais esse formato de post, porém vou esperar a Smogon divulgar mais uma lista com a base de dados dele, para destacar eventuais evoluções, quedas, enfim, tentar deixar vocês mais atualizados. Espero que gostem e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário