O Foco vai ser a categoria dos Pokémons classificados como Uber pelo Smogon, mas a principio vou focar mais ainda naqueles que a Nintendo chama de Guardiões. Aqueles que tem bases bem altas, muito maiores que 600 e que normalmente estampam a capa de um jogo.
O meu escolhido para começarmos foi o pokémon que o Ash ve ao fim do primeiro episódio. Isso mesmo galera, para aqueles mais saudosos que assistiram às primeiras temporadas do anime, eu estou falando do Ho-oh. Eu acho esse pokémon extremamente forte e capaz de fazer muitas coisas devastadoras no jogo e muita gente acaba não vendo isso.
Devemos partir do princípio. Apesar de muito forte, sabemos que Ho-oh é um pokémon nobre, por esse motivo ele vai precisar de "súditos" que realizem um certo trabalho sujo pra ele, mas falo disso daqui a pouco. Primeiro vamos analisar as bases dele e os stats no Level 50:
Min- | Min | Max | Max+ | ||
---|---|---|---|---|---|
HP |
106
| - | 181 | 213 | - |
Atk |
130
| 135 | 150 | 182 | 200 |
Def |
90
| 99 | 110 | 142 | 156 |
SpA |
110
| 117 | 130 | 162 | 178 |
SpD |
154
| 156 | 174 | 206 | 226 |
Spe |
90
| 99 | 110 | 142 | 156 |
Podemos ver que ele não parece um sweeper exageradamente forte, principalmente no "metagame" Uber, mas aí que entra a história dos súditos e a união dessa fator com os moves dele. O primeiro grande súdito de Ho-oh está mais para parceiro e vai fazer metade do trabalho sujo para que Ho-oh é o Groudon (que futuramente terá um post dedicado a ele nessa série) que criará o sol! Ah o sol, ele vai fazer você querer estar em qualquer lugar, menos na frente de um Sacred Fire do Ho-oh. Ta certo que um Fire Blitz seria mais forte, causaria mais dano e tal, mas estamos falando de malditos 50% de chance de causar Burn. Você vai torcer pra ter um Palkia no time, do contrário qualquer coisa sofrerá um dano bem grande e se depender de ataques físicos, além de dano do Burn, terá metade do seu potencial ofensivo usurpado de sí.
Outra função muito importante que o Groudon terá como camarada do Ho-oh é a de distribuir Thunder Waves na galera. Um time lento é propício pra que Ho-oh faça a festa e derrube muita coisa. Não somente Groudon, aí entram os outros súditos de Ho-oh, pokémons que possam dentro da medida do possível e da estratégia, paralisar boa parte do time adversário, portanto Blisseys ou Chanceys podem ser muito bem vindas aqui, uma vez que Groudon não ter muitas dificuldades com ataques físicos caso seja dedicado a defesa.
A estratégia com Ho-oh é bem simples, seguindo a configuração abaixo:
Ho-oh@Choice Band
Nature: Adamant
248HP/ 252 Atk/ 8 Spe
Sacred Fire
Earthquake
Brave Bird
Sleep Talk
Com essa configuração, podemos fazer coisas legais. Primeiro temos o Sacred Fire que se estiver combinado com o sol será muito forte. Depois temos o Brave Bird que é o segundo STAB dele e que vai chamar metálicos que vão chamar Earthquakes ou Sacred Fires (que podem acabar rápido devido ao baixo PP e eventuais Pressure no Metagame Uber). Sleep Talk pode parecer só um golpe troll, mas não é. Ho-oh além de ser um sweeper muito chato com Choice Band, ainda pode tankar muita coisa que depende de ataque especial, principalmente se falarmos de Darkrai, um dos leads mais chatos do Metagame Uber.
Portanto, ao ver Darkrai, você coloca Ho-oh e depois agride ele com algum dos golpes. Você terá 66% de chance de ter um STAB que irá destruí-lo, portanto mesmo após o Dark Void o adversário pensará se vale a pena deixar o Darkrai lá. Ho-oh também pode Tankar qualquer coisa que não usa Thunder. Shaymin Sky é outra vitima de Ho-oh, uma vez que os Seed Flares de Shaymin ficam fracos, fracos mediante o grande potencial defensivo para golpes especiais de Ho-oh. Os pokémons que tem Stabs de água já não podem ser adversários de Ho-oh, portanto um pokémon pra defendê-lo desses monstros é necessário, mas não vou falar disso, deixemos para um post de composição de time Uber. Ainda como tank, golpes do tipo dragão especiais como Dragon Pulse ou Draco Meteor são muito comuns no Metagame Uber e serão facilmente defendidos por Ho-oh, por esse motivo os 248 EVs em HP. Só 248, pois são necessários 8 em Speed e precisa ser 8. Ho-oh precisa correr mais que versões defensivas de Dialga e de Groudon. Os 252 de Atk não precisam de justificativa, a ordem aqui é derrubar o máximo de adversários possíveis.
Portanto, ao ver Darkrai, você coloca Ho-oh e depois agride ele com algum dos golpes. Você terá 66% de chance de ter um STAB que irá destruí-lo, portanto mesmo após o Dark Void o adversário pensará se vale a pena deixar o Darkrai lá. Ho-oh também pode Tankar qualquer coisa que não usa Thunder. Shaymin Sky é outra vitima de Ho-oh, uma vez que os Seed Flares de Shaymin ficam fracos, fracos mediante o grande potencial defensivo para golpes especiais de Ho-oh. Os pokémons que tem Stabs de água já não podem ser adversários de Ho-oh, portanto um pokémon pra defendê-lo desses monstros é necessário, mas não vou falar disso, deixemos para um post de composição de time Uber. Ainda como tank, golpes do tipo dragão especiais como Dragon Pulse ou Draco Meteor são muito comuns no Metagame Uber e serão facilmente defendidos por Ho-oh, por esse motivo os 248 EVs em HP. Só 248, pois são necessários 8 em Speed e precisa ser 8. Ho-oh precisa correr mais que versões defensivas de Dialga e de Groudon. Os 252 de Atk não precisam de justificativa, a ordem aqui é derrubar o máximo de adversários possíveis.
Pessoal, espero que ao jogarem o Metagame Uber procurem usar o Ho-oh, muitas vezes preterido pelos jogadores, mas extremamente util e letal, principalmente contra um adversário mal precavido.
Com a evolução da série de posts, veremos muitos pokémons parrudos e que vão se completar. Apesar do nome da série de posts ser "Em Busca do Pokémon Mais Forte", a intenção é dar uma razoável atenção à aqueles que sempre são esquecido por nós por ficarem de fora da grande maior parte das competições.
Espero que gostem desse tipo de post menos tradicional, pois falamos de um metagame menos explorado, dicas, por favor me sinalizar! Até a próxima pessoa!
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