Fala pessoal tudo bem?
Cumprindo a minha promessa de dar maior regularidade aos posts, apresento a vocês agora uma
análise, idéia, como quiserem chamar sobre um tipo de time muito legal de se
jogar. Eu costumo chamá-lo de All Attack!
Eu utilizei ele durante um tempo
na geração 4 (so long time ago...) e ele funcionava muito bem, obrigado! Mas a
questão é que ele é muito mais legal de se usar agora, pois as opções
aumentaram. Mas o que diabos é um time All Attack!? (lembrando que essa é uma
nomenclatura minha). Esses times consistem em usar 5 pokémons com itens Choice
abusando de golpes com grande quantidade de base de dano, além de golpes de
bater e correr, como U-Turn.
Explicando um pouco melhor, lá na
Gen 4 eu usava o seguinte time:
Infernape @Choice Scarf
Nature: Naive
252 Atk/ 252 Spe / 4 Satk
·
Close
Combat
·
U-Turn
·
Overheat
·
Hidden
Power Ice
Swampert @Leftovers
Nature: Relaxed
252 HP/ 220 Def/ 36 Satk
·
Earthquake
·
Stealth
Rock
·
Ice
Beam
·
Protect
Latias @Choice Specs
Nature: Timid
4 HP/ 252 Satk/ 252 Spe
·
Draco
Meteor
·
Surf
·
Grass
Knot
·
Trick
Scizor @Choice Band
Nature: Adamant
252 HP/ 252 Atk/ 4 Def
·
U-Turn
·
Bullet
Punch
·
Superpower
·
Pursuit
Rotom Heat @ Choice Scarf
Nature: Timid
252 Satk/ 252 Spe/ 4 HP
·
Overheat
·
Shadow
Ball
·
Thunderbolt
·
Trick
Flygon @Choice Scarf
Nature: Adamant
252 Atk/ 252 Spe/ 4 HP
·
Fire
Punch
·
Outrage
·
Earthquake
·
U-turn
Era isso que eu usava na época.
As condições para dar troca eram somente U-Turn. É de suma importância que o
Stealth Rock seja colocado no campo adversário, pois ele tem que se assustar
com seu Pokémon e trocar. Stealth Rock vai ajudar em OHKO, visto que você tem
Outrage, Earthquake, Draco Meteor, Close Combat, Overheat, enfim, uma série de
golpes com base altíssima de dano. Paralelo a isso, você pode correr com
U-Turn. O que os monstros que eu usava tinham em comum? Com exceção de Infernpe,
todos os outros Pokémons desse time agüentam o baque, todos eles, apesar de
terem bases ofensivas, tem boas bases defensivas também e até mesmo em HP. O
que não for agüenta, você jogar o Swampert na frente e como normalmente vão
tentar dar ataque de Planta no Swampert, você pode defender com o Infernape. É
uma tática muito dinâmica e funcional e que exige uma boa habilidade por parte
do jogar, para saber a hora certa de mandar um Draco Meteor, ou tentar
antecipar uma troca do adversário e entrar com um dos monstros com U-Turn. Nesse
caso você pode usar U-Turn e caso o adversário troque, lá vem mais dano, pois ele
toma o U-Turn e o Stealth Rock.
Considerando o cenário de jogo
atual, esse time não seria tão efetivo. Primeiro porque o Rotom H não é mais
Fantasma Elétrico, agora ele adiciona o tipo fogo e fica menos adequado a ficar
entrando no campo, pois toma dano massivo de Stealth Rock. Flygon continua bom,
mas falta algo nele. Abusar de encher de dano qualquer coisa com Draco Meteor
também não é mais tão garantido, pois temos as fadas que são imunes, portanto
esse time aí está defasado. Entretanto é possível fazer uma adaptação moderna
do time e torná-lo funcional para o metagame atual. Desde já eu vou antecipar
que esse time é extremamente vulnerável a barreiras muito sólidas, como a
Blissey, por exemplo, bem como exige um alto nível de percepção do time
adversário. Já que citei a Blissey, antes de prosseguir com a análise da versão
moderna do time, vou ressaltar que o Trick serve para exatamente para a
Blissey. Uma vez com Choice Scarf ou Choice Specs, a ameaça Blissey se vai.
Agora que já temos todas as
explicações necessárias, vamos ao time. Nele não incluirei certas opções de
lendários, isso fica a critério do jogador que verá que facilmente pode-se
substituir um deles por outro.
Ferrothorn @Leftovers
Nature: Relaxed
252/ HP/ 220 Def/ 36 Sdef
·
Power
Whip
·
Stealth
Rock
·
Gyro
Ball
·
Thunder Wave
Note que não incluí o Leech Seed.
De fato eu não enxergo necessidade, mas vejo que um bom Thunder Wave pode lhe
encaminhar a vitória. Assegurar que certas coisas estarão lentas pode ajudar a
desferir golpes chave para vencer a partida, portanto, como ele será o único a
defender de fato no time, é bom que ele faça essa função.
Rotom Wash @Choice Scarf
Nature: Modest
252/ Satk/ 252 Spe/ 4 HP
·
Volt
Switch
·
Hydro
Pump
·
Trick
·
Thunderbolt
A sensível diferença de poder
entre Volt Switch e Thunderbolt pode lhe assegurar alguns OHKO, bem como a não
necessidade de trocá-lo em algumas situações. Em batalhas diretas contra Goodra
ou Blissey, Trick vai te ajudar a deixá-los menos dinâmicos. Volt Switch tende
a minar certos pokémons adversários, tirando a liberdade de algumas estratégias
que dependem de um turno para acontecer.
Hydreigon @Choice Scarf
Nature: Adamant
252 Atk/ 252 Spe/ 4 HP
·
Crunch
·
Outrage
·
U-Turn
·
Earthquake
Poderosos Crunch e Outrages, bem
como a afirmação da estratégia do time com U-Turn, além de Earthquake para
derrubar coisas mais específicas, principalmente pokémons que sejam metálicos e
não ganham coverage de outro tipo (Scizor, por exemplo). Se esse carinha entra
logo de inicio o adversário nunca sabe o que esperar dele, um ataque especial,
um ataque físico e logo no primeiro movimento você pode conseguir derrubar algo
importante do time adversário, devido a essa diversidade, mesmo que ele tenha “apenas”
339 de ataque, acredite que serão suficientes.
Scizor @Choice Band
Nature: Adamant
252 Atk/ 252 HP/ 4 Def
·
Bullet
Punch
·
Superpower
·
U-Turn
·
Pursuit/Quick
Attack
Esse é o coração do time. O
U-Turn mais poderoso de todos, bem como um assassino de fadas, que vão vir
babando atrás do seu Hydreigon. Além do mais, é um esmagador de Blissey, que
vai tentar entrar no Rotom W. Qualquer coisa que tome dano super efetivo de
Superpower tende a cair. O último Slot fica a preferência particular, tanto
Pursuit como Quick Attack serão perigosos.
Latios @Choice Specs
Nature: Timid
252 Satk/ 252 Spe/ 4 HP
·
Draco Meteor
·
Surf
·
Psychock
·
Trick
Basicamente um distribuidor de Draco
Meteor. Latios+Draco Meteor da medo. Se você não tem mais um metálico ou fada
pra se defender, da muito medo. Surf é um golpe para engraçadinhos que entram
com Tyranitar no Draco Meteor e Psychock é bom para pegar Blisseys já
machucadas, ou qualquer coisa que tenha boa Sdef e possa vir a se defender de
Draco Meteor. Trick é para atrapalhar, somente isso. Pode pegar um Wall
especial logo no inicio e tirá-lo de jogo. Só não trick o Goodra, pode ficar
perigoso!
Infernape @Choice Scarf
Nature: Naught
252 Atk/ 252 Sped/ 4 Satk
·
Close
Combat
·
U-Turn
·
Overheat
·
Thunder
Punch
Infernape vem bem a calhar nesse
time, acredite. Ele mantém o fluxo de trocas excessivas e de incomodar o
adversário. Eu o julgo muito importante nesse time, pois ele é uma completa
armadilha. Acredite ou não, ele vai nocautear um Talonflame se o adversário
usar. Não diretamente, mas vai ajudar. O esquema desse time é sempre ter
Stealth Rock no campo adversário. O adversário vai vir babando em cima do
Infernape com o Talonflame e provavelmente vai tomar o dano do Stealth Rock.
Você simplesmente troca pro Rotom W. Não há o que um Talonflame arrumar nessa
hora, forçando-o a recuar, para que quer entrar tome um Volt Switch e acabe
caindo em um ciclo. Close Combat assusta muita coisa e Thunder Punch Servirá
para pegar algum Gyarados engraçadinho que tente entrar com seu Ape.
A idéia desse time é sempre estar
um passo a frente. O adversário não pode começar a pegar o domínio do jogo, não
pode encher seu campo com sujeira, enfim, você precisa pressionar o adversário
e nada melhor do que pressionar alguém usando a boa e velha fórmula do ataque.
Não é um time fraco e pode ser
adaptado para o gosto pessoal. Thundurus, Terrakion, Staraptor, Diggersby e
mais alguns, todos são ótimas opções para encaixar no time e manter o fluxo.
O time apesar de parecer Just for
fun é muito bom e funciona! Algumas pessoas acabam por não aderir a estratégias
assim pela complexidade no uso, mas eu recomendo experimentarem!
Aproveitem esse post pessoal e
aos que lerem, que sei que pelo menos por enquanto não são muitos, mandem
críticas ou sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário