terça-feira, 21 de janeiro de 2014

All Attack!

Fala pessoal tudo bem? Cumprindo a minha promessa de dar maior regularidade aos posts, apresento a vocês agora uma análise, idéia, como quiserem chamar sobre um tipo de time muito legal de se jogar. Eu costumo chamá-lo de All Attack!
Eu utilizei ele durante um tempo na geração 4 (so long time ago...) e ele funcionava muito bem, obrigado! Mas a questão é que ele é muito mais legal de se usar agora, pois as opções aumentaram. Mas o que diabos é um time All Attack!? (lembrando que essa é uma nomenclatura minha). Esses times consistem em usar 5 pokémons com itens Choice abusando de golpes com grande quantidade de base de dano, além de golpes de bater e correr, como U-Turn.
Explicando um pouco melhor, lá na Gen 4 eu usava o seguinte time:



Infernape @Choice Scarf                           
Nature: Naive
252 Atk/ 252 Spe / 4 Satk
·         Close Combat
·         U-Turn
·         Overheat
·         Hidden Power Ice



Swampert @Leftovers
Nature: Relaxed
252 HP/ 220 Def/ 36 Satk
·         Earthquake
·         Stealth Rock
·         Ice Beam
·         Protect



Latias @Choice Specs
Nature: Timid
4 HP/ 252 Satk/ 252 Spe
·         Draco Meteor
·         Surf
·         Grass Knot
·         Trick



Scizor @Choice Band
Nature: Adamant
252 HP/ 252 Atk/ 4 Def
·         U-Turn
·         Bullet Punch
·         Superpower
·         Pursuit



Rotom Heat @ Choice Scarf
Nature: Timid
252 Satk/ 252 Spe/ 4 HP
·         Overheat
·         Shadow Ball
·         Thunderbolt
·         Trick



Flygon @Choice Scarf
Nature: Adamant
252 Atk/ 252 Spe/ 4 HP
·         Fire Punch
·         Outrage
·         Earthquake
·         U-turn

Era isso que eu usava na época. As condições para dar troca eram somente U-Turn. É de suma importância que o Stealth Rock seja colocado no campo adversário, pois ele tem que se assustar com seu Pokémon e trocar. Stealth Rock vai ajudar em OHKO, visto que você tem Outrage, Earthquake, Draco Meteor, Close Combat, Overheat, enfim, uma série de golpes com base altíssima de dano. Paralelo a isso, você pode correr com U-Turn. O que os monstros que eu usava tinham em comum? Com exceção de Infernpe, todos os outros Pokémons desse time agüentam o baque, todos eles, apesar de terem bases ofensivas, tem boas bases defensivas também e até mesmo em HP. O que não for agüenta, você jogar o Swampert na frente e como normalmente vão tentar dar ataque de Planta no Swampert, você pode defender com o Infernape. É uma tática muito dinâmica e funcional e que exige uma boa habilidade por parte do jogar, para saber a hora certa de mandar um Draco Meteor, ou tentar antecipar uma troca do adversário e entrar com um dos monstros com U-Turn. Nesse caso você pode usar U-Turn e caso o adversário troque, lá vem mais dano, pois ele toma o U-Turn e o Stealth Rock.
Considerando o cenário de jogo atual, esse time não seria tão efetivo. Primeiro porque o Rotom H não é mais Fantasma Elétrico, agora ele adiciona o tipo fogo e fica menos adequado a ficar entrando no campo, pois toma dano massivo de Stealth Rock. Flygon continua bom, mas falta algo nele. Abusar de encher de dano qualquer coisa com Draco Meteor também não é mais tão garantido, pois temos as fadas que são imunes, portanto esse time aí está defasado. Entretanto é possível fazer uma adaptação moderna do time e torná-lo funcional para o metagame atual. Desde já eu vou antecipar que esse time é extremamente vulnerável a barreiras muito sólidas, como a Blissey, por exemplo, bem como exige um alto nível de percepção do time adversário. Já que citei a Blissey, antes de prosseguir com a análise da versão moderna do time, vou ressaltar que o Trick serve para exatamente para a Blissey. Uma vez com Choice Scarf ou Choice Specs, a ameaça Blissey se vai.
Agora que já temos todas as explicações necessárias, vamos ao time. Nele não incluirei certas opções de lendários, isso fica a critério do jogador que verá que facilmente pode-se substituir um deles por outro.



Ferrothorn @Leftovers
Nature: Relaxed
252/ HP/ 220 Def/ 36 Sdef
·         Power Whip
·         Stealth Rock
·         Gyro Ball
·         Thunder Wave
Note que não incluí o Leech Seed. De fato eu não enxergo necessidade, mas vejo que um bom Thunder Wave pode lhe encaminhar a vitória. Assegurar que certas coisas estarão lentas pode ajudar a desferir golpes chave para vencer a partida, portanto, como ele será o único a defender de fato no time, é bom que ele faça essa função.



Rotom Wash @Choice Scarf
Nature: Modest
252/ Satk/ 252 Spe/ 4 HP
·         Volt Switch
·         Hydro Pump
·         Trick
·         Thunderbolt
A sensível diferença de poder entre Volt Switch e Thunderbolt pode lhe assegurar alguns OHKO, bem como a não necessidade de trocá-lo em algumas situações. Em batalhas diretas contra Goodra ou Blissey, Trick vai te ajudar a deixá-los menos dinâmicos. Volt Switch tende a minar certos pokémons adversários, tirando a liberdade de algumas estratégias que dependem de um turno para acontecer.



Hydreigon @Choice Scarf
Nature: Adamant
252 Atk/ 252 Spe/ 4 HP
·         Crunch
·         Outrage
·         U-Turn
·         Earthquake
Poderosos Crunch e Outrages, bem como a afirmação da estratégia do time com U-Turn, além de Earthquake para derrubar coisas mais específicas, principalmente pokémons que sejam metálicos e não ganham coverage de outro tipo (Scizor, por exemplo). Se esse carinha entra logo de inicio o adversário nunca sabe o que esperar dele, um ataque especial, um ataque físico e logo no primeiro movimento você pode conseguir derrubar algo importante do time adversário, devido a essa diversidade, mesmo que ele tenha “apenas” 339 de ataque, acredite que serão suficientes.



Scizor @Choice Band
Nature: Adamant
252 Atk/ 252 HP/ 4 Def
·         Bullet Punch
·         Superpower
·         U-Turn
·         Pursuit/Quick Attack

Esse é o coração do time. O U-Turn mais poderoso de todos, bem como um assassino de fadas, que vão vir babando atrás do seu Hydreigon. Além do mais, é um esmagador de Blissey, que vai tentar entrar no Rotom W. Qualquer coisa que tome dano super efetivo de Superpower tende a cair. O último Slot fica a preferência particular, tanto Pursuit como Quick Attack serão perigosos.



Latios @Choice Specs
Nature: Timid
252 Satk/ 252 Spe/ 4 HP
·         Draco Meteor
·         Surf
·         Psychock
·         Trick
Basicamente um distribuidor de Draco Meteor. Latios+Draco Meteor da medo. Se você não tem mais um metálico ou fada pra se defender, da muito medo. Surf é um golpe para engraçadinhos que entram com Tyranitar no Draco Meteor e Psychock é bom para pegar Blisseys já machucadas, ou qualquer coisa que tenha boa Sdef e possa vir a se defender de Draco Meteor. Trick é para atrapalhar, somente isso. Pode pegar um Wall especial logo no inicio e tirá-lo de jogo. Só não trick o Goodra, pode ficar perigoso!



Infernape @Choice Scarf
Nature: Naught
252 Atk/ 252 Sped/ 4 Satk
·         Close Combat
·         U-Turn
·         Overheat
·         Thunder Punch

Infernape vem bem a calhar nesse time, acredite. Ele mantém o fluxo de trocas excessivas e de incomodar o adversário. Eu o julgo muito importante nesse time, pois ele é uma completa armadilha. Acredite ou não, ele vai nocautear um Talonflame se o adversário usar. Não diretamente, mas vai ajudar. O esquema desse time é sempre ter Stealth Rock no campo adversário. O adversário vai vir babando em cima do Infernape com o Talonflame e provavelmente vai tomar o dano do Stealth Rock. Você simplesmente troca pro Rotom W. Não há o que um Talonflame arrumar nessa hora, forçando-o a recuar, para que quer entrar tome um Volt Switch e acabe caindo em um ciclo. Close Combat assusta muita coisa e Thunder Punch Servirá para pegar algum Gyarados engraçadinho que tente entrar com seu Ape.

A idéia desse time é sempre estar um passo a frente. O adversário não pode começar a pegar o domínio do jogo, não pode encher seu campo com sujeira, enfim, você precisa pressionar o adversário e nada melhor do que pressionar alguém usando a boa e velha fórmula do ataque.
Não é um time fraco e pode ser adaptado para o gosto pessoal. Thundurus, Terrakion, Staraptor, Diggersby e mais alguns, todos são ótimas opções para encaixar no time e manter o fluxo.
O time apesar de parecer Just for fun é muito bom e funciona! Algumas pessoas acabam por não aderir a estratégias assim pela complexidade no uso, mas eu recomendo experimentarem!

Aproveitem esse post pessoal e aos que lerem, que sei que pelo menos por enquanto não são muitos, mandem críticas ou sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário