quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Equilíbrio

Quantas vezes vocês já atropelaram alguém em uma batalha? Às vezes você joga um Pokémon em campo e consegue derrubar o time adversário todo. Porque será que isso acontece? São duas explicações, na verdade. A primeira é que seu Pokémon encaixava bem contra o time do adversário e a segunda é que ele simplesmente tinha um time com um buraco na estratégia e pra infelicidade dele, você tinha um Pokémon que explorava bem esse buraco. Principalmente para quem está aprendendo a estruturar o time agora, é muito importante ter em mente que em batalhas de 6x6, o que vai lhe dar a vitória normalmente é o equilíbrio do time. Mas como equilibrar um time?
Para começar a criar um time, primeiro você precisa ter dado uns murros em ponta de faca para entender como você prefere jogar, como é seu estilo de jogo e a qual estratégia se apegar. Vou dar um exemplo, para que vocês entendam o que eu quero dizer, mas se apeguem à estrutura desse tutorial.
Eu vou começar a jogar campeonatos agora e não sei qual time usar. Eu dei umas olhadas em vídeos no YouTube, mas é muito difícil entender o que os caras estão fazendo lá e eu acho que eles são agressivos demais, não consigo acompanhar esse raciocínio, sou mais adepto de uma estratégia conservadora, na qual darei dano ao adversário de forma mais tranqüila, mais lenta, não tenho pressa para vencer. Nesse caso o time a ser criado seguirá uma linha de estratégia Stall, onde os pokémons não recebem grandes quantidades de dano, mas também não causam muito dano no adversário.



Eu sempre indico que principiantes usem uma coluna para seu time que será sustentada pela velhíssima estratégia Skarmory+Blissey. O motivo de eu indicar isso é o fato de ser muito claro que Blissey defende golpes especiais e Skarmory defende golpes físicos. Ambos usam golpes que podem atrapalhar o adversário. Blissey pode ter um Thunder Wave, um Toxic, ambos colocariam um Pokémon adversário em situação pouco confortável. Skarmory além de Spikes pode usar Whirlwind, que vai atrapalhar e muito o adversário caso ele caia em um ciclo de ficar sendo empurrado para party e arena e fique recebendo dano pelo spikes. Essa estratégia era quase que instransponível quando criada, porém agora tem alguns vilões, principalmente pokémons que aprendem golpes especiais de fogo e golpes lutadores físicos. Também, hoje em dia as bases estão tão altas, que um Pokémon com STAB de fogo e um ataque lutador, mesmo que ambos físicos podem derrubar essa dupla. Por esse motivo, em minha opinião, hoje faz-se a necessidade de que tenhamos um trio, não uma dupla. É sempre muito bom ter um fantasma defensivo no time também, pois ele provavelmente vai cobrir essa falha e dar continuidade ao ciclo de atrapalhar o adversário. As duas melhores opções, em minha opinião são Jellicent e Dusknoir. Por mais que Dusknoir não esteja nas graças dos jogadores em geral, é muito útil tê-lo em um time cuja estratégia é se defender, porém eu acredito que Jellicent esteja um pouco à frente. Jellicent entra em um ataque lutador ou fogo sem receber danos significativos, inclusive sendo lutador ele será imune. Outro ponto positivo de Jellicent é o fato de ele ter um golpe instantâneo de recuperação, no caso o Recover. Por conta disso você pode explorar Scald, que em dano neutro pode causar Burn, bem como é um golpe com boa base de dano, principalmente por ser STAB. Retornando à estrutura em si do time, temos três pokémons até agora e vou detalhar melhor a função deles até esse momento. Skarmory segura quase tudo físico e tem um bom ataque também. Se o sweeper adversário não tem grande defesa, ele recebe dano massivo de um Brave Bird. Se somarmos isso ao fato de termos colocado ele em um ciclo, Spikes estará ajudando a aumentar esse dano, coisa que o adversário não quer. Blissey, além de defender o Skarmory de danos especiais, ainda é uma ótima recebedora de golpes de status e o motivo é que ela tem Natural Cure, portanto esse status estará curado assim que ela seja recuada. Jellicent vai te ajudar a continuar a defender e colocar algo no adversário, atrapalhando assim a estratégia dele. Do que dizemos agora, essa estratégia tem um ponto falho, considerando somente esses pokémons. Para se defender, você vai usar um Pokémon que tenha potencial para defender golpes especiais ou físicos, ou ainda defender esse Pokémon, por isso você terá que trocar muito. Trocar não será algo bom se no seu campo tivermos Spikes e Stealth Rock, portanto o quarto elemento do seu time precisa ser um bom spinner. As melhores opções disponíveis, em minha opinião ficam entre uma Starmie e Excadrill. Agora vem a minha análise dessa escolha. A Starmie vai ser muito útil se o adversário não usar Aegislash, sendo bem direto. Aegislash vai atrapalhar ela de usar Rapid Spin expulsar ela de campo, pois um único Shadow Sneak vai derrubar Starmie, portanto acho que no momento a melhor opção é Excadrill. Por mais que Aegislash neutralize o Rapid Spinn, um Earthquake do Excadrill não é legal de se receber, pois é um STAB muito poderoso. Algumas pessoas também usam Gengar para defender de Spinner e Earthquake do Excadrill com Mold Breaker vai facilmente mandar o Gengar pastar.



Notem que até agora, seguindo uma linha de raciocínio de estruturar o time, já temos 4 pokémons que se combinam selecionados para integrá-lo, Blissey, Skarmory, Jellicent e Excadrill. Só defendendo não dá, acredito que dois Pokémons para bater são necessários aqui. Mas o que colocar? Entenda que a sinergia deve ser mantida, não podemos colocar algo que fique muito desconexo, pois estamos falando de estrutura do time, certo? Times de barreira podem ser facilmente atrapalhados por times de barreira, ou seja, outro time Stall, portanto o próximo membro do nosso grupo sugiro que seja um Stall Breaker, ou mixed sweeper, como preferirem. Algumas boas opções estão disponíveis para nós e precisamos analisar de forma que combine com o restante do time. Ao olhar esse time, dois seres me vêm a cabeça: Salamence e Infernape. O Motivo de usá-los é que eles causam dano massivo às grandes barreiras do jogo, portanto nada especial. Infernape manda Skarmory, Blissey, Ferrothorn, Bronzong, enfim, toda essa turma vai direto para o status de desmaiado se parar na frente dele. STABS de Close Combat, Fire Blast, Overheat fazem com que Pokémons Normais, Dark e Metálicos precisem sair da frente dele, ou é nocaute na certa. Salamence segue quase a mesma linha, porém eu acredito que ele esteja ”desmoralizado” agora. Draco Meteor+Life Orb causam um dano danado em quase tudo que não seja metálico, porém agora tem as fadas que são imunes, portanto não é mais um golpe que encaixa bem em qualquer hora, pois uma fada acaba com isso. Em contra partida nós temos um bom Fire Blast para os metálicos, Brick Break para pokémons normais, Tyranitar e Heatran, bem como um Pokémon mais parrudo que Infernape. Toda a base de Tyranitar é maior, em exceção à de Speed e também Salamence possui Intimidade, que é mais adequada para esse set. Ambos ficarão bem no time até agora, porém como eu disse a minha preferência vai ficar com Infernape, por ele ser mais letal atualmente.

Chegamos a Skarmory, Blissey, Jellicent, Excadrill e Infernape. Os três primeiros tem por missão defender, Excadrill vai tirar Spikes e matar alguns metálicos chatos, sem precisar expor Infernape. Precisamos do nosso último elemento e esse cara precisa ser legal. Ele precisa bater, pois o time está muito defensivo, porém os 5 primeiros deram uma consistência bem grande pro time, portanto esse ultimo cara pode ser criado usando bem a criatividade, esse slot pode ser algo surpreendente. Algumas opções ficam em aberto e pelo meu gosto, pela minha preferência, eu usaria o Breloon. Sério, esse cara é chato pra caramba. Por mais que tenhamos Infiltrator e golpes de som acertando que está atrás do Substitute, o bom e velho Breloon que vem lá da 3ª geração com Substitute+Focus Punch ainda faz sucesso. Eu particularmente amo esse carinha. Spore vai colocar alguém que não seja planta para dormir, isso é fato. Depois disso você se esconde atrás do Substitute. Tudo que não tenha resistência dupla a golpes do tipo lutador toma um dano muito grande de Focus Punch. Hippowddon, por exemplo, recebe quase 50% de dano, mesmo sendo um exemplo de barreira física. Ter um Pokémon adversário dormindo é algo muito bom também, pois muitas vezes você o derruba antes dele acordar, portanto mesmo que você só use o Spore, Breloon terá feito bem o seu papel e muito bem.



É claro que isso é apenas um exemplo de como estruturar um time, mas se você está começando agora, eu realmente sugiro que você considere testar esse time. Extremamente eficaz e fácil de usar, vai te dar as primeiras vitórias e muita experiencia sem ficar sendo espancado pelos amigos.

Espero que gostem, pretendo dar outros exemplos de time com o tempo. Valeu!

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