quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Pokémon da Semana #2

Olá pessoal tudo bom? Espero que estejam todos bem. Vou conseguir cumprir a minha promessa de falar sobre um pokémon semanalmente, o que foi bem difícil para mim essa semana, acreditem.

Indo ao foco, vou falar de um pokémon que usei muito nos ultimos dias e que muita gente nem lembra que ele existe. Pra quem acompanha o anime (admito não ser o meu caso, olho somente por cima) sabe que o Ash sempre usa o passarinho do geração. Na Dex é um dos primeiros pokémons que temos, curiosamente falei de um que temos na 4º geração na semana passada e nessa semana eu vou voltar uma geração e falar de outro passarinho muito simpático e perigoso, pelo menos ao meu ver: Swellow!



Swellow é do tipo normal voador, como quase todos os passarinhos que vemos no inicio da Dex, entretanto temos particularidades que pesam muito a favor dele. A primeira delas é a grande base de speed, onde vemos 125 de base, o que resulta em 383 de Stat com nature positiva. Falando das defesas dele, juntamente com o HP, vemos algo praticamente nulo. Encostou no passarinho, provavelmente ele cai, é muito comum mesmo ele ser derrubado no primeiro hit que sofre. Tendo isso em mente precisamos sempre atacar de forma segura, certo? Exatamente! Bom, continuando a falar dele, ele tem a habilidade Guts que na minha opinião pode ser uma habilidade bem sacana. Ela consiste em dobrar o ataque do pokémon em questão quando ele está afetado por algum status de problema e é aí que o Swellow fica interessante. Com uma base de 85 em ataque, eu particularmente só vejo sentido em usá-lo com natures que beneficiem a velocidade, no caso dele falamos da nature Jolly. Assim, no level 100 teremos 269 em ATK e 383 em Spe, o que não seria grande coisa, admito, mas temos que ativar o Guts. Se o Guts ativar, passaremos a ter um pokémon com 383 de Spe e 538 de ATK. Me digam de cara quantos pokémons no jogo tem bases assim tão exageradas?

Ativando o Guts...

Para que possamos usufruir de todo o potencial do passarinho, precisamos dar um jeito de algum status ir parar nele. A melhor forma de fazer isso acontecer é forçar uma entrada ou usar uma  Orb. No caso do Swellow, forçar entrada está fora de questão, pois ele tem as defesas muito baixas (60 HP, 60 DEF/ 50 SDEF) o que podem fazer ele cair para um simples ataque. Além do que, se você entra em um Thunder Wave você assinou o atestado de óbito do Swellow. Sobram duas opções para ativar o Guts então, Flame Orb e Toxic Orb. Toxic Orb, obviamente vai deixar seu pokémon com Poison e eu não gosto dessa opção, pelo motivo do dano dado pelo Poison aumentar gradativamente. Swellow já vai sofrer se o adversário colocar um Steatlh Rock no seu campo, portanto você não quer que os danos se acumulem muito, desse modo a melhor opção fica sendo mesmo a Flame Orb. pesar do dano por flame ser um pouco grande, ele é sempre o mesmo, portanto se você começar a derrubar pokémons adversários, não precisa se preocupar com a longevidade do Swellow em campo.



Já vimos como criar o monstro de muito ataque e muita velocidade, agora precisa concluir o modo de uso dele. O esquema de Swellow é simples, com seus STABS ele vai derrubar quase tudo que tome dano neutro. Parece exagero, mas se o pokémon não for dedicado a defender ataques físicos, dificilmente ele resiste a um ataque do Swellow. Tudo devido ao esquema de uso abaixo:

Swellow@ Flame Orb
Nature: Jolly
4 HP/ 252 ATK/ 252 Spe

Facade
Brave Bird
Protect
U-Turn

O principal golpe do Swellow é sem duvida nenhuma o Facade. É Impressionante como o dano dessa coisa acumula e se torna massivo. Primeiro temos o ataque do Swellow que estará dobrado após a Flame Orb, segundo temos o dano do Facade que também estará dobrado, terceiro temos o bonus de STAB, já que Swellow além de voador é do tipo normal. Protect vai te servir para duas coisas muito importantes. A primeira é ativar a Flame Orb, pois antes de estar afetado por Burn ele não é tão assustador, a segunda serventia e ver se o pokémon adversário tem algum golpe com prioridade. Se você desconfiar que ele tem, use protect, caso a suspeita seja confirmada, tire o passarinho do campo!
U-Turn vai ser muito importante pra você, pois além de pegar pokémons Dark, seu principal inimigo vai ser um eventual Tyranitar, é uma ótima forma de sair de campo e ainda dar um dano complementar no adversário.
O uso de Brave Bird vai ser bem limitado. Ele somente será usado em situações onde você tem algum pokémon de planta com grande defesa pela frente, o que não será comum, bem como pegar Scizor que tentará entrar em Swellow, já que o Facade não derruba Scizor, por conta da resistência e o Bullet Punch coloca o Swellow pra correr. Pode ajudar também em ocasiões raras contra um Ferrothron ou Forretress.

É isso pessoal, podem testar esse bichinho que eu dou garantia de no minimo se divertirem e surpreenderem alguns amigos, como foi o que eu acabei fazendo recentemente.

Espero receber sugestões para o pokémon da semana que vem, obrigado aos que lerem pessoal!

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