quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

6ª Geração - 3 Meses Depois

Fala pessoal, tudo beleza?

Desculpe eu literalmente ter sumido daqui, é que eu tive alguns problemas pessoais que impediram-me de postar nesse período, todos eles ligados ao trabalho, mas agora estou aqui e pretendo dar certa regularidade às postagem.

O lado bom de eu ter demorado a criar um post é que pude fazer algo como no título. É muito interessante dar uma olhada e um panorama do que vem sendo o jogo competitivo nesse período e comentar sobre o que surpreendeu o autor deste post.
Vou começar dando destaque à alguns pokémons que vem sendo amplamente  usados nas batalhas on line e dessa vez a minha fonte é a base de dados do pokémon on line, mais precisamente dos servidores da Smogon. Vou dar uma atenção maior para alguns pokémons e comentar alguns outros de forma mais geral.



O número um em uso nos servidores da Smogon vem sendo o danado da foto, Rotom Wash, ou Rotom-W para os íntimos. Extremamente justificavel essa primeira posição. É impressionante como uma rápida conversa com alguns amigos identifica-se pelo menos umas três configurações diferentes para Rotom-W. Sua movepool nem é tão diversificada, porém é bem precisa e efetiva contra muita coisa boa no jogo. Outro ponto ao seu favor é quantidade minima de fraquezas, para ser mais preciso ele só tem fraqueza à ataques do tipo Grass, pois a habilidade Levitate impede que ele seja afetado por ataques terrestres, ao não ser que o usuário em questão possua Mold Breaker, que aliás se popularizou depois da escalada de Rotom-W. Os tipos mais comuns são o Physical Wall, Speciall Wall ou até mesmo o Choice Scarf, se valendo abusivamente de Volt Switch. Até mesmo em versões mais ofensivas, Rotom W pode ser um Counter perfeito para sweepers respeitáveis do jogo, porém não vou adiantar o assunto, pois citarei esses sweepers logo a seguir.


Muito mais do que um chocador de ovos, Talonflame vem para, pelo menos para minha surpresa, ocupando a 2ª colocação em usagem  nos rankings da Smogon. Devo explicar a minha surpresa. Eu acho meio fácil parar um Talonflame e vou apresentar meus argumentos. O grande trunfo de Talonflame é sua Hidden Ability Gale Wings que da prioridade +1 para todo ataque voador. Em termos simples, todo ataque desse tipo ganha prioridade para ser usado antes de qualquer ataque que não tenha prioridade, independente da velocidade do adversário. Eu admito meu desleixo em estudar a nova geração e me deparar com um Talonflame direto em batalha, o que me custou um Hydreigon Scarf, mas tudo bem, nessa mesma batalha eu o parei com meu Rotom-W e aí chegamos no ponto que eu queria tocar. Existe muita coisa contra o Talonflame no jogo e nem são coisas tão específicas assim. O acima citado Rotom-W, aque alias vem ocupando a primeira posição em usagem é um bom exemplo. Talonflame simplesmente não faz nada contra o Rotom-W, portanto se Rotom aparece na frente de Talonflame, é certeza que ele vai voltar para o party. Aí entra o outro problema de um pokémon dos tipo fogo voador (Charizard sabe bem do que estou falando), a qualquer momento pode aparecer um stelath rock no campo e acabar com a festa de Talonflame, que vai perder nada menos que 50% do HP ao entrar. Um outro problema é que Tyranitar, um famoso jogador de Stealth Rock é um excelente counter para Talonflame. Vou para de falar mal do nosso simpático falcão e dizer que depois de um Swords Dance, se você não tiver um counter para ele o bicho pega. Normalmente vê-se Talonflames com Swords Dance, Roost, Brave Bird (animação da hora demais) e Flare Bllitz, portanto podemos notar dois STABs de 120 de base de power. Acredito que isso fale por sí mesmo, portanto meu conselho em batalhas single é utilizar um counter para Talonflame, ou você pode ter seu time varrido pelo nosso querido passarinho.

O terceiro colocado da nossa lista é o já famoso Lucario. Levando-se em consideração as regras da Smogon, as formas Mega de Gengar, Blazekein e Kangaskhan estão banidas, creio eu que por motivos óbvios. Lucario vem aparecendo como um Sweeper muito devastador nessa geração. Primeiro que ele já dava um trabalho danado antes da forma Mega, segundo que a forma Mega praticamente da um Life Orb sem o dano de recoil para ele, além de mais velocidade e mais Def. É verdade que Lucario tem fraqueza a golpes muito comuns no competitivo, porém ele também tem muitas resistências e que podem ser muito bem usadas a favor dele. A resistencia dupla a atques inseto é muito bem vinda contra U-Turns chatos, com o do Scizor, a resistencia a golpes Metálicos pode dar um cover legal caso você esteja usando alguma fada, a resistencia a ataques Dark também é muito bem vinda, vide que eles estão populares agora que também pegam pokémons metálicos de jeito, enfim, resistência é o que não falta para encaixar um Lucario. Depois de em campo, como se não bastasse sua base altíssima, ainda pode-se usar Swords Dance ou Nast Plot para deixar a coisa quase que insustentável, portanto se posso dar um conselho, muito cuidado quando verem um Lucario no Team Preview do adversário, pois depois de um Swords Dance, nem Walls conseguirão segurar Mega Lucario.


O quarto colocado em uso vem sendo o Genesect, porém vou pular esse amigo que vem sendo usado da mesma forma que na geração passada para falar de Agislash. Ela recebeu uma atenção especial em um post anterior aqui do blog e o aviso se confirmou. Ocupando a 5ª colocação, esse bichinho que fluta entre o modo de Def, onde temos uma barreira com 3 imunidades e outra série de resistencias, bem como bases altíssimas nas defesas, com um simples comando temos essa mesma base altíssima de defesa convertida em ataque. E aí meu amigo, sai da frente porque a pancada vai ser forte. Na tentativa de surpreender o oponente, um set mix de Aegislash se popularizou muito nas últimas semanas, onde Shadow Ball estava colocando o pobre Gliscor para pastar. Porém o primeiro set a ser usado é, na minha opinião muito assassino. Qualquer deslize do adversário pode fazer com que você consiga dar 2 Swords Dance. Pode parecer absurdo, mas para alguém com 150 de base em ambas as defesas, usar Swords Dance se torna tarefa muito fácil. Depois de feito, segurar Shadow Sneak se torna quase impossível, a não ser para pokémons Dark ou Normal. Até aí tudo bem, um tem resistencia e o outro imunidade, o problema é que um King's Shield pode devastar o Stat Attack do pokémon em questão e Sacred Sword provavelmente irá causar One Hit KO, portanto é um pouco dificil se esconder da fúria de Aegislash. A dica que dou para enfrentar esse monstro é sempre estar atento com a entrada dela em campo e afugenta-la antes que ela comece a brincadeira, do contrário, você estará correndo sério risco de ter seu time varrido.


Apesar de ser um velho conhecido de todos, eu não poderia deixar de citar meu lendário favorito. O 6º colocado da lista da Smogon vai ganhar uma atenção especial de mim nesse post para um tipo de uso que ele tem. O de afugentador de matadores de dragões. Ficou engraçado o nome né? Porém é exatamente isso que ele faz, afugenta geral os destruidores de dragões. Além de ter dupla resistência a ataques do tipo Fada, Heatran tem dupla resistência a ataques de gelo e resistência a ataques do tipo Dragão. Assim como citei no caso do Lucario, é muito fácil colocar esse garoto em campo sem que ele se machuque. É óbvio que você precisa ter uma atenção especial com ataques terrestres e lutadores, porém isso vem a calhar no uso de Heatran, pois os dois super populares Salamence e Dragonite são dragões, que receberam uma boa proteção de Heatran e são voadores, que irão proporcionar resistência e imunidade aos ataques Terrestres, Lutador e Água, que são os que afugentariam um Heatran. Portanto a minha dica em relação ao Heatran, é abusar dessa vantagem que ele dá para se usar dragões, sem que seja necessário temer as Fadas que foram tão antecipadas para essa geração. A não ser que a fada em questão seja um Azulmarril, mas aí você precisará se defender com o restante da composição do seu time. Uma boa dica é o já comentado Rotom-W, com características de Wall físico.

Para que a leitura não fique massante, vou dividir os comentários sobre os Pokémons mais usados em dois posts. Acredito que ver esse tipo de conteúdo auxiliará muito na composição dos times de vocês. Não que tenham que usar os pokémons citados, mas tomem cuidado com as principais características que estou abordando deles e considerem isso para estruturar seu time ao menos para se defender desses verdadeiros monstros. Caso tenham gostado do post, divulguem para algum amigo seu que curta o jogo também, prometo fazer postagens regulares e ajudar vocês no competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário