sábado, 3 de maio de 2014

How To Train Your Dragon

Olá pessoal, tudo bom? Espero que estejam bem. Eu decidi retomar os posts de estruturação de time e esse vai ser focado naquela que eu considero a maior força do jogo, o tipo Dragão. Algumas pessoas se tornaram céticas quanto ao poder de fogo de um bom e velho dragão, muito devido ao fato do surgimento das fadas. Devemos admitir que as fadas não foram assim tão impactantes. Apesar de terem sua relevância no jogo como um novo tipo, eu julgo que o tipo lutador está muito mais atrapalhado por fadas do que o tipo Dragão, mas isso seria assunto para outra discussão.



Nós já tivemos a promoção de vários dragões à categoria Uber pelo Smogon, isso em gerações passadas. A Game Freak foi muito esperta na construção de Pokémon X e Y e há tempos não se via um jogo tão equilibrado como esse. Temos no topo da lista de uso os pokémons Talonflame e Rotom Wash, o que é algo bem surpreendente. Voltando ao foco, não podemos considerar que os dragões estão fracos, pois eles são muito brutos. Eles tem muito poder de fogo para usar e acredito que se aplicada a estratégia correta, é difícil de segurar. Vou descrever agora, o que na minha humilde opinião são as funções mais usuais dos dragões nessa geração:

Dançarinos - Charizard X e Dragonite



Esses dois primeiros são os melhores dessa geração, em minha opinião. Eles usam a boa e velha tática de Dançar na frente do adversário. Dragonite tem o Multiscale para garantir que vai dançar. Além do fato dele ser muito forte no sentido geral, é muito HP, muita Def e muito Sdef. Como se não bastasse, ele também tem muito ataque. Pode não ser um Usain Bolt, mas não é lento. Você vai se valer de uma estratégia simples, mas eficaz. Se garantir o uso do Multi Scale, Dragonite pode entrar com quase qualquer coisa e depois de um Dragon Dance, é difícil segurar a diversidade dele. Ele pode ter Fire Punch, Thunder Punch, Earthquake, Aqua Jet, Extreme Speed, Iron Tail e obviamente um bom golpe do tipo dragão. É difícil se defender dele, pois a pancada pode vir forte contra os mais diversos tipos, inclusive Fada, já que ele aprende Iron Tail.



Charizard pode ser ainda mais linear. Dragon Dance para Outrage e Flare Blitz. O último slot pode ser aproveitado de várias formas. Não há fada que resista a Charizard depois de um Dragon Dance e o que falar de metálicos então? Quem vai querer arriscar um metálico a tomar um Flare Blitz? O último slot pode ser aproveitado por Earthquake, Brick Break, Roost. Charizard pode entrar ainda como Charizard na frente de um golpe fada que ele vai resistir! Mesmo após a mega evolução, ainda não será fácil bater nele, pois ele não toma super efetivo dos counters mais normals de Dragão, que são golpes do tipo gelo e fada. Por conta desses fatores, elejo ambos como os melhores dançarinos de XY até agora.


Atropelador de Time - Garchomp



Garchomp me assustou durante muito tempo. Eu achei justo a Smogon colocá-lo como Uber quando o fez e eu achava totalmente justificável, pois é muito difícil lidar com eles nas mais diversas situações. A forma de usar Garchomp nessa geração deve ser bem controlada. Essa geração tomou uma redução cabolusa nos danos e teve um aumento tremendo em fatores do jogo que favorecem golpes de status, portanto tem muita coisa ficando viva e ferrando a vida do adversário depois. Garchomp é muito Pokémon de terra. Ele pode ferrar lindo o adversário com um earthquake fortíssimo, ele tem Stone Edge para ajudá-lo a pegar o pessoal que tenta correr do Earthquake, portanto pode ser meio que uma armadilha. Garchomp é, na minha opinião letal de 3 formas. Como choice scarf, ele vai pegar pokémons que não são defensivos e que podem querer se aproveitar de maior velocidade para tentar levar seu time. Ele pode ser um choice band e derrubar praticamente qualquer coisa, mas você vai depender muito de previsões precisas, além de uma excelente leitura de jogo. Se o adversário não tem fadas e metálicos, um Outrage vai derrubar praticamente qualquer coisa. No decorrer do jogo, entretanto, você vai precisar variar entre Earthquake, um provável Stone Edge ou Iron Head. Todos eles terão muita potência, mas para usar um Garchomp assim você precisa de campo limpo e pokémons que possam defendê-lo sem sofrer muitos danos, ou seja, ele ficaria como protagonista ofensivo do time. A última opção de uso pode ser tanto em forma Mega como não, que seria com Swords Dance. Se você conseguir dar um Swords Dance, a coisa pode desandar e se for contra Mega Garchomp, você ainda tem a seu favor maiores status defensivos, garantindo que ele possa sair bem de situações adversas. É difícil ficar vivo para contar história depois de encarar um Mega Garchomp com Swords Dance. Uma adição interessante a um time com um desses é o golpe Sticky Web, pois o Mega Garchomp não é tão rápido quanto o Garchomp normal, que já não é dos mais rápidos, então pode ser muito interessante.

Mix Sweeper – Heydreigon e Salamence




Esses dois carinhas estão com a moral muito baixa, mas de verdade eles tem um uso muito bom.  Quando eles caem na arena você logo fica esperando um Draco Meteor, pois ambos tem bom Satk, mas ambos podem ter golpes físicos fortes. É difícil se defender deles e nem há tanto o que falar a respeito. Heydreigon tem que ficar muito esperto com U-turns e principalmente com golpes fadas que serão quase que um KO certo por conta da dupla fraqueza. Salamence tem o mesmo problema com golpes de gelo, mas normalmente eles vão ser mais rápidos que os adversários. Ambos podem usar Fire Blast para afugentar metálicos. Salmence pode usar Dragon Dance em sets com Outrage, mas também contar com golpes especiais. Eles devem ser uma força mista a ser considerada, pois têm base alta e um grande numero de resistências.

Surpresa discriminada – Flygon



Eu gosto muito dele, de verdade. Flygon é forte, muito mais do que algumas pessoas acabam considerando. Eu acho ele o Pokémon ideal para se usar com Choice, principalmente dentre os dragões. Ele já foi minha opção em vários times e ele justifica essa confiança. Ele tem duas imunidades, a ataques elétricos e a ataques terrestres. Ele pode usar U-turn, o que o ajuda muito como Choice Band ou Scarf. Ele tem boas bases defensivas 80 HP/ 80 Def/ 80 Sdef. Ele tem Earthquake com Stab e Outrage com Stab, portanto é muita potencia pra um bichinho só. Coloque junto a isso um golpe de fogo, como Fire Punch ou Fire Blast e você tem um Dragão dos mais perigosos.

Absolutos - Latias e Latios

Latios e Latias tem estratégias simples e vão funcionar pra sempre, acreditem. Focando sempre em ataques especiais, ambos tem bons status defensivos, principalmente na Sdef. Agindo dessa forma já serão bem úteis para você como um sweeper especial, podendo também se valer de Choice Specs, o que irá garantir Dracos Meteor muito fortes. Digamos que esses sejam mais ou menos a mesma coisa desde a 4ª geração, não há nada de novo pra se falar, mas é sempre bom lembrar.



Infiltrator - Noivern


O Substitute sempre foi um golpe extremamente chato. Muitas coisas mudam quando você opta por uma jogada sem considerar um substitute e quando você efetua a troca, o adversário opta justamente por substitute. Noivern vai te ajudar muito com isso. Com Draco Meteor e Hurricane como STABs absurdos, fica dificil se esconder em Substitute quando se ve Noivern no time adversário. Os 25% de recoil do Substitute aliado a um eventual Stealth Rock podem ser fatores determinantes para receber um ataque do Noivern que venha a virar OHKO. Noivern faz muito bem essa função, principalmente se considerar o fato de que ele é bem rápido, portanto uma boa troca no substitute adversário e ele vai ter que trocar, tendo gasto 25% da vida a toa. Eu preciso fazer uma menção honrosa a um fato passado.
Não me lembro o ano, mas certa vez eu cheguei na final do torneio de Clãs da Pokeevo. Do outro lado a gente tinha o Clã WTFBR que sempre levava os titulos de torneios assim. Eu era responsável por jogar de OU e meu adversário era o WTFBR Pancho. Eu estava usando um time de All Atack como o que descrevi em um post anterior aqui do Blog (viu gente, eu faço as coisas que falo aqui!). Eu abri com o Infernape e tive de correr pois ele estava com Azelf. Ele usou Reflect. Eu não me lembro exatamente quem eu havia mandado no lugar do Infernape, mas pra agilizar a história ele usou as duas barreiras e perdeu o Azelf dele. Ele caiu no campo com um Machamp e devido ao fato de estar protegido pelas barreiras eu penei pra derrubar ele, o que não aconteceu antes que ele levasse meio time meu T.T. Devido a isso eu perdi. Se no lugar da Latias que eu usava na oportunidade eu tivesse um Noivern com Infiltrator, nada disso teria acontecido, já que ele se valeu tanto das barreiras como de um Substitute.

Depois da historinha do meu passado, podemos ver que ele é bem útil e acredito que outras funções para ele são meio que dificeis de serem usadas. Eu recomendo o uso com Life Orb ou Choice Specs, já que ele é muito rápido, tem STABs bem altos, mas o Satk dele pode decepcionar.

Ainda há mais o que falar, mas a intenção desse post é dar a funções principais dos dragões e que dessa forma eles poderão ser muito bem aproveitados. Espero que ajude a eliminar a dúvida na cabeça de algumas pessoas. Até a próxima pessoal.

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