segunda-feira, 10 de agosto de 2015

VGC 2015!

Fala pessoal, tudo bom? Apesar de não termos VGC por aqui, o momento em que mais temos destaque sobre essa modalidade é no mundial e logo mais ele vai acontecer, portanto eu achei que seria legal criar esse post explicando um pouco melhor sobre as regras que serão utilizadas nessa competição.

Acho sempre valido iniciar falando que oficialmente não há torneios da Nintendo no Brasil. Isso é triste, porque o "circuito" de batalhas que existe, nos EUA, por exemplo é bem empolgante, premia (o que as vezes atrai ainda mais jogadores e bons jogadores). As regras não mudaram, continuam a mesma coisa de 2014. Ta, mas se continua a mesma coisa de 2014, porque tem coisa pra falar? A resposta é simples, tivemos a adição de mega evoluções ao jogo e as regras estão lá, as mesmas. Isso é algo recorrente, não existe a categoria Uber me VGC considerando uso, como ocorre em Smogon, os Ubers pra Nintendo são simplesmente os pokémons que ela criou para que fossem Ubers, pra que já fossem "lendas".

Eu gostaria de começar falando que o atual campeão mundial usava um Pachirisu. Provavelmente você já sabe, porque esse fato tomou proporções inimagináveis, mas havia uma estratégia. Quem teve a oportunidade de assistir mais batalhas do coreano sabe que a final foi uma das partidas mais fáceis dele, o que é muito curioso. O que eu quero dizer com tudo isso é que temos que por a estratégia acima de tudo, mas muitas vezes a porrada chega primeiro e você fica meio atordoado.

Mega Salamence. Isso é algo que vocês vão ouvir falar demais. Pokémons com intimidate costumam ter relevância alta no modo de batalhas de dupla. O fato de não termos certeza do que virá de um Salamence complica muito a situação, porque você pode esperar um Double Edge ou Return e acabar tomando um Brick Break no seu Tyranitar, você pode querer defender um Draco Meteor com algo metálico e acabar levando um Fire Blast. Eu aposto nesse cara para figurar entre os pokémons mais relevantes da temporada que se inicia em janeiro.

Mega Metagross vai dar o que falar também. Eles simplesmente aperfeiçoaram esse cara. Ele agora é rapido e tem ótimas defesas e um ataque impressionante. Já foi bem dificil lidar com Metagross em batalhas de duplas e agora você literalmente tem disponível a mega forma dele. Em duplas ele não vai nem ligar para a maioria dos Earthquakes, afinal deixaram ele com uma defesa assustadora. Por ser metálico ele atrapalha bastante os Rock Slides que são bem comuns no jogo de dupla. Ele coloca Tyranitar pra correr. Poucas coisas realmente usáveis no dia de hoje atrapalham o Metagross, então eu vejo um caminho bem livre pra esse cara reinar. É quase uma homenagem aos reis dessa geração.

Mega Audino. Apesar de ainda não ter sido liberado, esse cara vem como excelente candidato a colocar trick room no jogo. Ele praticamente foi moldado para estar em batalhas de duplas. Com Healer com ability você tem a possibilidade de fazer um jogo mais longo e seguro, abusando de status e recuperações. Por mais que não tenha um grande Satk, algo dificil de derrubar como ele sendo mais rápido que o adversário pode ser muito chato e acabar derrubando muita coisa boa.

Desde que eu me entendo por gente o Gyarados é ótimo em batalhas de dupla. Ele tem Intimidate e boa base de HP e Spdef o que o torna bem resistente, porém tudo isso vem acompanhado de boa base de ataque. Aí Surgiu o Mega Gyarados que perde o tipo voador, ganha o tipo Noturno, além de ganhar Mold Breaker. Pokémons com intimidate que ao mega evoluírem ganham nova habilidade são sempre ótimos em batalhas de dupla e uma simples adição faz com que eu tenha que citar Gyarados nesse post. Apesar de ser noturno e ter aquele bocona enorme, Gyarados não tinha acesso à Crunch e isso era uma perda, que fora arrumada agora nos remakes. Uma opção a mais para pegar alguns engraçadinhos do jogo, um forte STAB que é muito bem vindo, já que anteriormente você tinha que trabalhar com Waterfall e um ou dois golpes sem STAB que muitas vezes não conseguiam dar um KO necessário.

Assim como Mega Audino, Mega Slowbro vem para batalhas de duplas como um ótimo usuário de Trick Room. Basicamente a mesma estratégia de Audino, porém temos tipos totalmente diferentes o que exige uma maior adequação ao time. Ele tem um óbvio maior potencial para segurar ataques físicos, graças à sua base monstruosa de Defesa, porém ele é uma vítima de Toxic, desse modo fora de Trick Room é complicado utilizar pokémons assim em batalhas de dupla, uma vez que temos muito protec e poderíamos praticamente ve-lo "se matar sozinho".

A última menção que farei a um novo mega é ao Steelix. Ele vem como uma ótima adição. Bons tipos, não toma Toxic então não sofre dos problemas dos outros pokémons mais lentos, tem um perigoso Earthquake e é muito difícil de derrubar, mas muito mesmo. Se ele for Sassy, afim de deixar o Gyro Ball mais forte e você investir seus EVs em Sdef, uma vez que a absurda base de 230 não precisa de EV algum, você tem uma barreira deficil de cair, mesmo sofrendo golpes super efetivos. É claro que para testarmos de verdade os não liberados que citei, precisamos que a Nintendo nos libere essas pedras!

Falando um pouco das regras, continuamos tendo Item Clause, ou seja nada de repetir itens no time, as batalhas são sempre em dupla com tem preview e devem ser realizadas em 4x4, mesmo levando 6 pokémons para o jogo. O único item banido é Soul Dew e a lista de pokémons banidos segue abaixo:

  • Mewtwo
  • Mew
  • Lugia
  • Ho-oh
  • Celebi
  • Kyrogre
  • Groudon
  • Rayquaza
  • Jirachi
  • Deoxys
  • Dialga
  • Palkia
  • Giratina
  • Phione
  • Manaphy
  • Darkrai
  • Shayman
  • Arceus
  • Reshiram
  • Zekrom
  • Kyurem
  • Keldeo
  • Meloetta
  • Genesect
  • Xerneas
  • Yveltal
  • Zygarde
  • Diancie

Você olha essa lista, vê Mewtwo, Arceus, Rayquaza, Groundon, Kyogre, Dakrai, alguns outros que fazem você ter certeza de que só coisas boas ou de evento são banidas, até que você chega no Phione. Muita gente joga e nem sabe quem é o Phione. Digamos que ele seja o resultado de um Manaphy e um Ditto e ele não tem nada demais. É um pokémon de água com a base toda 80, sem nenhum golpe especial e enfim, mistérios da Nintendo. Deve ter alguma super tática com ele que só eles sabem.

Ademais somente um lendário por time, sem repetir espécies, os pokémons estarão no level 50, nivelados automaticamente. Não há qualquer restrição quanto a golpes. A mais polêmica de todas as regras para VGC é que somente podem ser utilizados pokémons que tenham sido obtidos na atual geração, seja em X/Y ou ORAS. Essa causa bastante polêmica mesmo.



Na minha humilde opinião, esse vem como o formato onde mais se pode aproveitar pokémons. Ao contrário do single que vem predando pokémons mais fracos, graças a stats absurdos que surgiram recentemente e aí volta-se ao mundial que foi citado lá na frente. O campeão usava um Pachirisu. Você imagina isso em um Single OU? Eu não.

Esse post tem objetivo de dar uma explicada em VGC, porque tem algumas pessoas que realmente sequer sabem o que é e pelo que já ouvi, acontece de algumas terem um pouco de preconceito também, mas da pra se divertir e, principalmente, usar aquele bichinho encostado que não joga em single. Minha intenção era fazer essa publicação antes, peço desculpas pela forma tardia como ela está acontecendo, mas espero que gostem :)