sábado, 2 de novembro de 2013

6ª Geração - Primeiras Impressões Parte 2

Para o pessoal que já terminou a parte in game do jogo e entrou na parte de treinos e breeding, devem ter reparado o quão mais fácil está ter os Pokémons nessa geração, digo isso em vários sentidos. Víamos uma dificuldade grande em se conseguir iniciais em jogos passados, o que foi facilmente sanado nessa versão, seja por podermos usar 2 iniciais durante a campanha, ganharmos o inicial de uma de nossas amigas após derrotarmos a Elite Four e também pelo Friend Safari, que eu apontaria como sendo um dos pontos muito positivos dessa geração. Todos esses fatores são uma resposta da Game Freak às reclamações dos players, bem como um combate ao hack que é amplamente difundido no competitivo, mesmo em campeonatos oficiais.

Tendo isso em vista, ao focarmos nos treinos nessa geração é fácil identificar mecanismos que simplificam a criação de times e faz com que o trabalho seja menor. Sem dúvidas a mais marcante é adotar por padrão as batalhas no level 50. Eu posso dizer que particularmente nunca fui muito fã de batalhar no level 50, porém eu vi um enorme sentido no que a Game Freak fez. Eles tinham que dar um jeito de diminuir o nível de agressividade e quantidade de dano no jogo, pois a geração 5 introduziu alguns pokemons com stats que em gerações anteriores poderiam ser encarados como exagerados, como é o caso do Haxorus e sua exagerada base de ataque. Sem contar os lendários com habilidades e golpes que efetivamente são capazes de dar OHKO mesmo que não tenhamos fraquezas aplicadas.



Acompanhando a baixa do padrão para o level 50, tivemos um corte nos danos base de ataques muito populares, como é o caso de Draco Meteor, Hydro Pump, Fire Blast, além das alternativas de 100 de precisão como Flamethower, Thuderbolt, Surf e similares. Tendo essas informações em mente, é importante pensar em como o jogo vai ser de agora em diante.

Quando batalhamos no level 50 em um sistema onde há um nivelamento automático, o jogo se encarrega de equilibrar os stats. Uma rápida conferida ao batalhar  nos mostra que um Pokemon no level 50 possuí stats muito mais equilibrados que no level 100. Isso se dá pelo fato de que nesses sistema de nivelamento, um pokémon vai atingir somente aproximadamente 52% do seu potencial máximo, mesmo com boost de nature e EVs.

No que isso implica?

Essas ações da Game Freak vão garantir algo muito interessante para o jogo, a inserção um pouco maior de monstros um pouco mais fracos no jogo. Sem discrepâncias absurdas nos stats existe uma possibilidade maior de um pokémon tido como mais fraco resistir a golpes dos mais agressivos, até mesmo como a possibilidade dele vir a derrubar o mesmo. Isso provavelmente vai alterar as estratégias dos times, bem como a montagem do pokémon em sí, mas isso ainda está um pouco obscuro para nós, precisamos de um pouco mais de tempo para conseguirmos visualizar o impacto dessas mudanças.

Bom pessoal, espero que esses dois primeiros artigos sobre as primeiras impressões dessa geração ajude vocês a criar o time de forma correta, pois é muito triste seguir uma linha de raciocínio errada, já que em pokémon estamos falando de muito tempo perdido. Pretendo postar vídeos de batalhas também, para que vocês consigam visualizar como o pessoal vem jogando e que possa ser de ajuda para escolha dos pokémons que vão compor o time de vocês.

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