terça-feira, 19 de agosto de 2014

Pokémon da Semana #4

Hello trainers tudo bom? Estou de volta com o Pokémon da semana. Antes de prosseguir com esse post, quero esclarecer que a minha intenção ao fazer o Pokémon da semana não é a de fazer uma análise similar às que a Smogon faz, esse trabalho quem vai conduzir vai ser o Cavalheiro (apesar dos sets deles serem bem mais insanos). A minha ideia é trazer uma alternativa ao metagame padrão, estimular quem ler o post a ousar e sacudir suas partidas.

Meu escolhido de hoje é forte, já foi alvo de análises minhas em outro post, mas como o uso dele está bem restrito, decidi dedicar um post a ele como Pokémon da semana e vou apresentar dois sets pra vocês verem se gostam e usar.


Vou falar um pouco do porque Flygon pode ser útil antes de montarmos o set dele. Nossa libélula é do tipo Dragão Terra e tem a habilidade de levitar, de cara já temos duas imunidades garantidas a ataques terrestres e elétricos. Eu acho que imunidades são extremamente exploráveis e poucos players consideram isso. Se você realmente quer explorar o jogo e sair da monotonia, você pode montar um time ao redor de alguns Pokémon que sejam fortes, mas que podem ser destruídos por golpes os quais um outro Pokémon tenha imunidade. Pra ficar mais claro pra vocês entenderem, vamos dizer que você decide usar um Matine porque você gosta dele. O é muito provável que ele seja alvo de ataques elétricos e o Flygon pode te ajudar, pois você pode entrar com o Flygon e não sofrer um arranhão sequer. Esse é um exemplo bem simplório, mas que pode ser amplamente explorado, o que quero dizer é que as imunidades devem ser levadas muito em consideração ao se montar um time e elas vão proporcionar muito mais cover do que as resistências (meio óbvio, desculpa). Outra característica legal de Flygon é o fato da base dele não ser exagerada em nada. Bases exageradas são legais, mas o equilíbrio dele proporciona o surgimento de um Pokémon muito arrojado e eficiente em várias situações, esse é o motivo de eu querer mostrar dois Sets pra vocês, pra que vocês possam ver como são diferentes, porém com a mesma eficácia.

Apresentado o menino, vamos começar a montar o primeiro set, em minha opinião mais forte e mais consistente, porém mais previsível. Flygon tem suas melhore bases como sendo em Speed e Attack.  A base é 100 e não é tão grande, principalmente se julgarmos que ultimamente tem surgido Pokémons com bases eu diria exageradas, principalmente se considerarmos as mega formas. Entretanto Flygon tem outra característica que vai pesar a seu favor nesse momento que são STABs fortes. Basicamente Earthquake e Outrage que podem criar problemas para quase todo mundo que não tenha característica de defesa física.  Esses golpes por sí só já são bem assustadores, pois veja, vamos ignorar o tipo fada à principio, o que se defende de golpes do tipo dragão? Metálicos, certo? Mas espera aí, temos um STAB de terra que vai dar super efetivo em metálicos! Isso acaba deixando a situação meio a favor de Flygon, são STABS bem fáceis de usar e bem fáceis de causar bastante dano em quer que seja. Mas temos as fadas, essas dão trabalho. Vamos falar das fadas mais perigosas no jogo hoje. Eu penso em Mega Mawile, Azulmarril, Togekiss e Clefable. Em minha opinião, temos esses quatro como sendo os mais fortes e usáveis no momento, então vamos por parte, primeiro do mais chato para Flygon, que é Azulmarril. Não enfrente Azulmarril, é simples. Não da pra dar de frente com ele, não com Flygon. Temos então Mega Mawile que não consegue KO Flygon com Suker Punch e não resiste a um Earthquake, então, nesse caso é Mawile quem corre.  Chegou a hora de resolver o problema com Togekiss e alguns outros seres que podem chatear Mawile. Vamos colocar em Flygon no terceiro Slot o Stone Edge para pegar Togekiss e outros Pokémons que entrem buscando imunidade contra Earthquake. O estrago de Stone Edge é grande, pois mais uma vez temos a característica de aprender ataques fortes do Flygon aparecer. Antes de falar do ultima slot eu vou falar do item, que para esse set eu escolho Choice Scarf. Você quer atacar primeiro com Flygon, pois ele pode agir como um ótimo revenge killer, ele pode entrar com imunidade e KO o adversário, porém pra isso você precisa de velocidade, nesse caso temos o Flygon Adamant e com Choice Scarf, maximizaremos o ataque e teremos muita velocidade. Com esses fatos apresentados eu dedico o ultimo Slot a U-Turn, para correr de ataques de gelo principalmente, de outros dragões que te coloquem contra a parede, ou simplesmente para tentar antecipar a jogada do adversário e usar o fato de estar bem rápido para ter vantagem.  Temos o item, os golpes, vamos lá, vamos  concluir o nosso amigo


Flygon@ Choice Scarf
Nature: Adamant
Evs: 252 Atk/ 176 Spe/ 80 HP
-          Earthquake
-          Outrage
-          Stone Edge
-          U-Turn

Falei bastante sobre o primeiro então já vou logo falando do segundo. O segundo vai consistir em ser surpreendente, portanto você vai utilizá-lo para pegar alguns Pokémons de surpresa e eventualmente derrubar algo perigoso do time do adversário, porém o fator “causar dando em quase tudo” se vai nesse caso. Nosso querido amigo nesse caso vai ser Timid, pois vamos precisar do máximo de velocidade possível. O primeiro golpe a utilizarmos vai ser Draco Meteor, o golpe potente de dragão! Esse golpe vai servir quase que exclusivamente para pegar algum dragão no time adversário e dar dano final em alguns Pokémons já machucados por batalhas anteriores. O segundo golpe é o segundo STAB de Flygon que vai ser Earth Power. Esse vai servir basicamente para pegar Pokémons metálicos e alguns Pokémons que tomem dano super efetivo, basicamente não vai causar tanto estrago, mesmo sendo STAB. O teceiro Slot vai ter Fire Blast, que vem com a função de pegar Ferrotorn e Scizor, bem como outros insetos ou Pokémons de planta. Se for Metálico você vai preferir usar Earth Power, tente usar Fire Blast somente em dupla fraqueza ou em algo que golpes terrestres não causem dano. O último slot fica com o golpe mais troll do set e eu estou falando de Giga Drain. Da pra pegar alguns Swamperts, Gastrodons e Quagsires que estejam desavisados, mas vai ser raro, o esquema é poder usar esse golpe antes da troca. Vejam bem, Flygon é imune à Spikes e recebe dano pouco efetivo de Stealth Rock, portanto coloca-lo em campo é tranquilo entre hazards. Giga Drain vai ajuda-lo a pegar algum Pokémon de terra ou água que já esteja prejudicado de batalhas anteriores e não podemos ignorar o fato de recuperar a vida do Flygon. Agora vem um ponto de discussão pesada. O Item a se utilizar nesse set. Temos três opções: Expert Belt, Choice Specs e Life Orb. Minha opinião é a de que Expert Belt e Life Orb saem como favoritas. Os danos que você vai causar com Specs não são tão grandes, pois você não pode colocar nature positiva em Satk senão muitas coisas vão ser mais rápidas que Flygon. Nesse caso nós utilizaremos a versatilidade de ataques aprendidos para causar bastante dano em bastante gente, sempre antes de correr de algum golpe que vá lhe dar muito dano, portanto temos Life Orb e Expert Belt. Eu particularmente prefiro Life Orb, mesmo com os 10% de recoil, você terá 30% a mais em todo golpe, o que vai ajudar bastante, principalmente o Draco Meteor. Expert Belt pode ajudar e pode vir a ser melhor, pois sem o Dano de Recoil, temos o mesmo bônus para golpes super efetivos, que não vão ser tão raros assim de acontecer. Eu diria que a escolha do item depende única e exclusivamente de você, porém a que dará um uso mais abrangente será Life Orb. Vamos ver como fica:


Flygon @ Life Orb/Expert Bel
Nature: Timid
252 Satk/ 252 Spe/ 4 HP

-          Draco Meteor
-          Earth Power
-          Fire Blast
-          Giga Drain

Vou reforçar para vocês que a intenção do segundo set é ser mais surpreendente ainda, portanto você precisa ter coragem para usá-lo. Não é o Pokémon mais forte do mundo, mas pode dar bastante trabalho e cá entre nós, surpreender é muito legal. Espero que aproveitem e usem nas batalhas de vocês!

domingo, 17 de agosto de 2014

Em Busca do Pokémon Mais Forte #2

Fala galera, tudo bem? Estou eu aqui de volta depois de muito tempo para mandar mais um postagem para vocês. Desculpe a demora em postar, é que eu estou com tendinite e ta dolorido escrever. Se perceberem que podem ter essa danada dessa tendinite, corram para o médico!

Essa série de posts que eu idealizei e postei somente o primeiro e há muito tempo vem me perseguindo. vira e mexe e vejo crianças que gostam de pokémon discutindo a respeito de qual é o pokémon mais forte e isso me inspira muito a escrever.

O escolhido de hoje é o lendário mais lendário de todos, pelo menos na minha opinião. Eu estou falando daquele que habita a caverna de Cerulean, que fica de costas todo cheio de marra quando o encontramos em Pokémon X/Y. O Grande Mewtwo.



Desde a primeira versão do jogo esse cara é um mito. Não tem como não respeitar esse cara. Ele parece o Freeza do Dragon Ball, o que já é algo muito legal, mas ninguém pode negar que ao olhá-lo você já lembra de alguém forte. A Game Freak fez ele pra ter cara de forte, pra ter cara de respeitoso e não adianta, seu argumento não será válido contra a força de Mewtwo.

Sabemos que na pratica ele pode ser derrotado de várias formas, mas estamos aqui hoje para falar da violência desse ser. Violência essa que já era enorme até a geração Black/White, mas que aí, não satisfeita com essa violência toda algum estagiário da Game Freak disse em uma bela manhã de sol: "Hey, porque não criamos formas megas pro Mewtwo?". Aí foram e ouviram o cara. E ainda com mais vontade de exagerar geral, me criam duas mega formas pra ele.

Primeiro eu vou falar da Mega forma X. Ataque meus amigos. Além de muito ataque nós temos a adição do tipo lutador, que vai lhe dar alguns STABs interessantes demais, além de uma consistência enorme para trabalhar com os movimentos sem perdas em precisão. Fico até emocionado de explicar o quão forte esse monstro é!

vamos à base do danado:

StatRange
At Lv. 50At Lv. 100
HP:106
166 - 213322 - 416
Attack:190
175 - 266346 - 526
Defense:100
94 - 167184 - 328
Sp.Atk:154
143 - 226281 - 447
Sp.Def:100
94 - 167184 - 328
Speed:130
121 - 200238 - 394
 Como da pra ver não é coisa pouca. Ele é muito rápido, tem excelente Satk e um Atk absurdo. O fato do ataque dele ser tão alto abre uma série de possibilidades. Veja, sempre vemos alguns pokémons metálicos muito dos chatos no Metagame Uber. Eles não são problema pro Mewtwo como são pra maioria dos psiquicos e dragões (que são muitos).

Vamos começar a montar a belezinha. A primeira coisa que notamos ao olhar a base dele é o exagerado ataque (desculpa ficar repetindo isso) o que nos abre uma possibilidade legal. Não precisamos de 526 de ataque, portanto eu julgo que Jolly fica legal. Ele vai ficar mais rápido que a maioria das coisas, principalmente algumas que poderiam assustá-lo. Sabendo que ele será jolly o primeiro golpe que eu seleciono e acho indispensável é Bulk Up. Primeiro porque vamos dar uma reforçada no ataque já quase nada alto dele, segundo que vamos reforçar a defesa. Parece uma simples descrição do golpe mas não é. Um cara chato contra o Mewtwo é o Aegislash por motivos creio eu óbvios. Olhe a conta abaixo de um Shadow Sneak em um Mega Mewtwo X:

252+ Atk Aegislash-Blade Shadow Sneak vs. 0 HP / 0 Def Mega Mewtwo X: 162-192 (45.8 - 54.3%) -- 94.9% chance to 2HKO after Stealth Rock

Como podem ver a possibilidade de 2HKO é grande, coisa que vai ser bem mais tranquila se você já tiver dado um Bulk Up. Claro que vai te ajudar com outros pokémons que usem ataques físicos também, como Mega Scizor, mas contra Aegislash a missão é crítica. Eu continuaria com Drain Punch. Se tomar, vai tomar bastante dano e recuperar porções preciosas de HP para que ele tenha longevidade no campo. O terceiro Slot eu deixaria para Rock Slide. Muita gente já sai perguntando: "Nossa Kyo, Rock Slide?". Eu respondo: Sim, Lugia! O Lugia vai dar trabalho e vai ser bem dificil de derrubar e se você não tiver algo contra o Lugia, seu Mewtwo pode ter de correr da arena mesmo depois de Bulk Up e você não quer isso, portanto o Rock Slide vai ajudar você a lidar com Lugias. 
O último slot é polêmico. Dependendo da função que você quer que Mewtwo faça eu tenho duas sugestões. A primeira seria a minha escolha e é o Earthquake. Vai servir para dar um bom dano em eventuais metálicos psiquicos como Metagross (que deve voltar com a forma mega) e Jirachis que por mais que estejam com um descrédito danado, sempre aparecem. A função mais importante é o OHKO que você pode dar em Aegislash que junto do Lugia é o que mais vai te atrapalhar. Tem Giratinas da vida também, esses vão aparecer menos e vão te gerar a dúvida de montagem. O Taunt que é a segunda opção pro ultimo slot vai te livrar de um Will -O -Wisp que pode inutilizar seu Mewtwo, porém não será tão efetivo contra Aegislash e Lugia, que são outros predadores de Mewtwo X. Minha opinião é a de que Earthquake vai servir mais, mas aí vai do resto do seu time.
Então, dada a análise, temos:

Mewtwo @ Mewtwonite X
Nature: Jolly
252 Atk/ 252 Spe / 4 HP

- Bulk Up
- Drain Punch
- Rock Slide
- Earthquake/ Taunt

Esse é o set de um dos monstros mais brutos do jogo. Fora a mística do old school em torno desse que foi durante muito tempo aquilo que essa série de posts visa buscar: "O pokémon mais forte". Eu vou falar da Mega forma Y também, mas escrevendo o post eu vi que a coisa iria se estender muito, então eu vou fazer um post futuro com a análise dele. Espero que gostem e sirva de inspiração para eventuais batalhas Uber de vocês!

sábado, 16 de agosto de 2014

I see Megas!

Olá pessoal, tudo bom? Venho até vocês novamente escrever e olha que isso não vem sendo muito comum hein! Brincadeiras a parte eu queria falar sobre um assunto interessante e expressar a minha opinião sobre. Eu sei que elas serão divididas e é muito interessante avaliar a ótica de cada jogador para o assunto, seria bem legal que se quem ler o post opinasse.
Quem acompanha Serebii, Bulbanews ou qualquer site que fale sobre Pokémon, deve ter visto que algumas mega evoluções foram confirmadas para Alpha Sapphire e Omega Ruby: Metagross, Salamence, Audino, Slowbro, Altaria, os iniciais de Hoen e outros que ainda não foram oficialmente apresentados, ou até mesmo não foram vazados de forma mais incisiva.  Eu tenho uma opinião sobre essa enxurrada de mega evoluções e vou expressar agora.

Eu particularmente não gostei de receber a noticia de que tantas mega evoluções estavam à caminho e o motivo é meio fresco. Eu acho que os pokémons a ganhar mega formas deveriam ser “especiais”. É muito estranho ver pokémons sem carisma nenhum, como Audino receber uma mega evolução, não há uma relevância carismática para o jogo. Eles podem ficar muito fortes e terem um impacto enorme no competitivo, mas não é legal usar um Audino. Sem contar que certos pokémons tem escrito na testa que mega evoluirão no combate por suas formas não mega evoluídas não serem muito fortes, vou citar o Audino como exemplo de novo.

Tem o outro lado das mega evoluções que é o fato de elas desequilibrarem o jogo por sua força. Isso acontecia de anuncio prévio quando as primeiras surgiam. Alguém tinha dúvida de que o Mega Lucario, Mega Blazekein e Mega Gengar eram fortes demais? Eu só de ver a base e as habilidades já sabia que a coisa não ia dar muito certo e não deu mesmo, um destempero total. A Nintendo acha que a Game Freak consegue fazer o trabalho de balanceamento do jogo, só que isso vai até certo ponto e fica nítido quando os simuladores começam a funcionar. A falta de balanceamento no jogo inicia uma guerra sem precedentes, os anti e os pró Smogon. De um lado temos VGC e sua eterna mecânica em duplas, do outro temos os alucinantes combates OU dos torneios Smogon. Admito que vejo charme nos dois, mas já tentou jogar single com as regras do VGC? Eu particularmente acho que não funciona e acho que direcionar tudo para duplas é a assinatura de um atestado de que algo está errado, mas não vou ser eu a alimentar essa guerra.

O post de hoje tem o objetivo de causar reflexão em que lê e tem como centro uma pergunta: “É legal ver um Mega Slowbro? É legal ver um Mega Audino?” Eu queria instigar em vocês o impacto dessas ações que tem um caráter muito mais fã do que metagame, porque na hora do quebra pau isso acaba não importando muito, mas a manutenção das franquias depende de personagens carismáticos e eu temo por um jogo onde um dos principais personagens é um chaveiro. Mas isso é discussão para um outro post....

Abaixo eu deixo o vídeo de apresentação de Mega Audino e Mega Slowbro, os Megas da semana:






terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cavalheiro insane Set's

Hello Players o/
Bem é meu 1º post, então provavelmente terá uma infinidade de erros ou ficará uma bosta completa (kkk), mas com o tempo e o conselho de algumas pessoas a tendencia é melhorar (espero).
O kyo deu a responsabilidade de escolher um tema avulso, depois de um tempo pensando eu decidi falar sobre a alienação que o Padrão Smogon pode causar, antes de tudo quero deixar claro que eu sigo as regras smogon, poucas vezes joguei VGC, porem minha especialidade é OU, percebi que a maioria dos players usa x pokes pra montar seu time, baseados em +/- 30 pokemons, mas como assim, só isso ? Existem pessoas que querem mérito copiando times que vão bem e tem como base determinados pokémons, já outras acreditam que só perdem porque fulano tem x ou y pokémon.
Quando mencionei a alienação Smogon, não foi pra geral mas boa parte desses players mimimi modinhas que vemos na maioria das comunidades, quem me conheçe sabe que gosto de inovar e muitas vezes usar um ou 2 pokémons poucos usados, que cumpram papéis essenciais no meu time.
Irei fazer uma lista de alguns pokémons, que podem usados de hazards, spinners, defog e support, alguns são bem conhecidos já outros menosprezados, mas o legal é que todos podem ser usados a vontade que em alguma ocasião me proporcionarão uma grande batalha, irei utilizar os sets que funcionam comigo, ninguém é obrigado a fazer igual, porem todo conhecimento é valido, e dentre esses pokés algum pode ser a peça que faltava no seu team. As análises são bem curtas e garanto que disse o básico de uma forma importante.
(PS: Todos os pokés da lista, são baseados em Kb, ou seja todos os moves podem ser adquiridos por breed ou lvl up, nada de movetutor Bw e muito menos lendários, já que muitos players reiniciaram nessa Gen).
Vocês podem encontrar fraquezas, ou até bolar estratégias com alguns deles, o intuito aqui é ajudar, não sou nenhum profissional no ramo, qualquer opnião será valida !       ;)

Enjoy !



Staller/Entry Hazzard :


Klekfi o chaveirinho não é la grande coisa quando se ve os base status, porém graças a plankster e uma combinação de moves, pode servir de hazzard e support. Foul Play traz uma boa coverage, junto a thunder wave pode salvar sua vida evitando aquele sweep de Mega Charizard X ou qualquer coisa que abuse de Dragon Dance.

                                                                                   
Klefki @ Leftovers
Ability: Prankster
EVs: 252 HP / 180 Def / 76 SpD
Bold Nature
IVs: 0 Atk
- Spikes
- Thunder Wave
- Foul Play
- Reflect/light screen













Karma !  Sério, essa praga não precisa de comentário algum.

Ferrothorn @ Rocky Helmet
Ability: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 180 Def / 76 SpD
Impish Nature
- Leech Seed
- Stealth Rock
- Power Whip/Gyro Ball
- Protect/ Thunder Wave









Tyranitar Lead, sem muito o que falar, Ice beam pega Gliscor/landorus que vemos de monte, fire blast pega Ferrothorn,
e Mega Scizor querendo sambar Swords Dance, Pursuit maior killer de Latios.

Tyranitar @ Leftovers
Ability: Sand Stream
Sassy Nature
- Ice Beam
- Fire Blast 
- Pursuit
- Stealth Rock















Muito pouco usado, tem uma combinação legal de moves, não corre de fada, não toma toxic, e com essa distribuição de Iv's aguentar tomar 2 Equake de Gliscor pra ser tombado.

Dragalge @ Black Sludge
Ability: Poison Point
EVs: 252 HP / 76 Def / 180 SpD
Sassy Nature
- Toxic Spikes
- Sludge Bomb/ice beam
- Scald/ thunderbolt
- Dragon Tail








Spinners

Tentacruel muito usado na 5 Gen, Spiner e hazard, scald stab + 30% chance de dar burn, ice beam pra qualquer dragão, ou knock off pra tirar aquela eviolite de Chansey/Porygon 2

Tentacruel @ Black Sludge
Ability: Liquid Ooze
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD
Bold Nature
- Rapid Spin
- Toxic Spikes
- Scald
- Ice Beam/knock Off











Esse Set de Donphan está cada vez mais popular, pode ser usado Adamant, mas já que a ideia é segurar bem vamos com Careful. Set basico faz sua bela função de spinner, e ainda pode dar o ultimo golpe com ice shard, quebrando muito dragão por ai.

Donphan @ Assault Vest
Ability: Sturdy
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD
Careful Nature
- Rapid Spin
- Knock Off
- Earthquake
- Ice Shard







Essa Starmie particularmente anda me salvando em muitos casos, pra mim depois que criaram Greninja a estrela do mar perdeu um pouco seu brilho já que sua Speed não é alta o suficiente e não suportaria um Dark pulse Stabeado, porem ela de suporter tem uma boa resistencia, sabendo predicar bem, entra na frente de toxic/will o wisp, joga um reflect ou thunder wave (no meu caso), na troca graças a natural cure volta ao normal.


Starmie @ Leftovers
Ability: Natural Cure
EVs: 252 HP / 4 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Recover
- Thunder Wave/reflect
- Scald
- Rapid Spin











Excadrill mito dos Rotoms e conhecido por todos, fiquei na duvida do ultimo slot, porem sempre reservo um poké com sleep talk pra surpreender o oponente, air ballon é opção, mas da forma que u turn  tá comendo solto eu não me arrisco a perder item tão facil.

Excadrill @ Leftovers/Air Ballon
Ability: Mold Breaker
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Earthquake
- Rapid Spin
- Iron Head
- Sleep Talk/ Swords Dance













Set Basico, defesa colossal, porém fraquezas que impedem de bater de frente com muitos pokémons de OU, e a mediocre Spdef pesa na decisão do spinner. ( como disse estamos dando possibilidades)

Avalugg @ Leftovers
Ability: Sturdy
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD
Relaxed Nature
- Rapid Spin
- Recover
- Avalanche
- Earthquake
















Suport/Stall

Provavelmente aquele bicho que quando tu bate de frente fala, puts la vai começar a putaria (kkk), taunt deixa Ferrothorn/Blissey/chansey inuteis, de Lead ajuda muito, porem é bom ter cuidado com heatran, já que é imune a Will o Wisp, e não tem nenhum golpe efetivo contra Stall

Sableye @ Leftovers
Ability: Prankster
EVs: 252 HP / 76 Def / 180 SpD
Calm Nature
- Will-O-Wisp
- Taunt
- Recover
- Night Shade/Foul Play












Esse gyarados é uma pedra no sapato se deixar levantar Subs. Ótimo combinado com Steath rock em campo e qualquer outra coisa que esteja sobre ele, a ideia é distribuir D. Tail adoidado e com taunt anular qualquer stall chato, sem falar no thunder wave.

Gyarados @ Leftovers
Ability: Intimidate
EVs: 252 HP / 76 Def / 180 SpD
Careful Nature
- Thunder Wave
- Dragon Tail/Roar
- Substitute
- Taunt













Sem muito o que declarar, todo mundo sabe o potencial que essa Gorducha tem em trolar tudo que use Spa pra Sweepar.

Blissey (F) @ Leftovers
Ability: Natural Cure
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD
Bold Nature
- Aromatherapy
- Toxic
- Flamethrower/Seismic Toss
- Soft-Boiled                                                           






Esse set realmente é estranho e não recomendo muito depositar suas fichas nele, mas caso tu tenha um time que abuse de spikes/toxic spikes e steath rock, pode fazer um belo estrago, a ideia é levantar ao menos um Cotton Guard, e alternar protect com os outros moves, já que sua única recuperaçao é leftovers, Ps: Com essa nature e Ev, tanka Draco Meteor de Latios o/

furfrou @ Leftovers
Ability: Fur Coat
EVs: 252 HP / 76 Def / 180 spdef                       
Calm Nature
- Protect
- Roar                                                                                         
- cotton Guard
- toxic/thunder wave













Quagsire está se dando muito bem nessa gen, pode entrart na frenter de um scizor com 3SD, ja que sua poderosa habilidade nega o efeito dos bonus stats, enquanto ele estiver em campo, e tem um movepool bem bacana, stockpile + recover o deixa mais chato ainda, só precisa ter cuidado com toxic.

Quagsire @ Leftovers                                                    
                                                                    
Ability: Unaware
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD
Relaxed Nature
- Toxic/
- Earthquake/stockpile
- Ice Beam/scald
- Recover











Deffogers

O melhor Set que já usei, com essa def, ele trava Mega Charizard. Scizor, e tudo que for fisico com essa distribuição em Def, com rocky helmet garante um counter legal ao dano fisico, foul play finaliza tudo que tem boost em ata, defog pra limpar o campo, e toxic pra pegar aquele stall chato com pouco ataque.

Mandibuzz (F) @ Rocky Helmet                  
Ability: Overcoat
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD
Bold Nature
- Foul Play
- Roost
- Defog
- Toxic





Se não fosse sua fragilidade e pouca variedade de moves ofensivos, provavelmente teria muito nego choramingando, ainda mais com Infiltrator.

Crobat @ Black Sludge                                            
Ability: Infiltrator
EVs: 56 HP / 252 Atk / 200 Spe
Jolly Nature
- Defog
- Brave Bird
- U-turn/taunt
- Roost
















Esse Set de Scizor é totalmente defensivo e qualquer golpe que não seja fogo dara no minimo de 2/3 hit s pra finalizalo, sua principal utilidade é o Defog, fora isso você vai ficar correndo com u turn/ já que sem ataque ele provavelmente não tombara muita coisa

Scizor @ Scizorite
Ability: Technician                        
EVs: 252 HP / 76 Def / 180 SpD
Careful Nature
- Roost
- Defog
- U-turn
- Bullet Punch















Vi que é possível em Kalos, e me surpreendi, tem um excelente Hp, já que sua def é fraca, como a ideia é mostrar diversidade, alem de defog. Da suporte com will o wisp, hex pra pegar tudo que esta com status negativo, sem falar que server de suporte com TailWind podendo fazer aquele conkeldur atacar tudo primeiro, e causar um belo estrago.

Drifblim @ Leftovers
Ability: Aftermath
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 SpDef
Calm Nature
- Defog
- Will-O-Wisp
- Hex
- Tailwind








Assaulter's

Uma excelente Coverage, mas que tal investir um pouco na Def, já que Assault Vest somado a Sandstorm dobrará sua Spdef, A única novidade nesse set é o Payback já que com pouca Speed quase sempre atacara por ultimo e seu dano atacando por ultimo dobra + Stab, earthquake pega Heatran e até outros Tyranitars, ice beam gliscor's, landorus, Dragonite's, noivern's, Garchomp's, Fire blast pega Scizor ( caso tu tenha certeza que vira Swords dance, Excadrill, ferrothorn, Forretress. Payback Latios/Latias, Espeon. . Ou seja a Coverage desse Set bate em pelo menos 50% do OU MetaGame.

Tyranitar @ Assault Vest
Ability: Sand Stream
EVs: 252 HP / 76 Def / 180 SpD            
Relaxed Nature
- Ice Beam
- Fire Blast
- Earthquake
- Payback










Esse Slowking serve pra ser usado de suporte, parecido com o Dradalge, porem com menos fraquezas.

Slowking @ Assault Vest
Ability: Regenerator
EVs: 252 HP / 180 Def / 76 SpD                                           
Bold Nature
- Ice Beam
- Fire Blast
- Scald
- Dragon Tail


terça-feira, 6 de maio de 2014

Em Busca do Pokémon Mais Forte #1

Olá pessoal, tudo bom? Espero que sim. Iniciarei hoje uma série de posts muito interessantes. O título é literal, é exatamente isso que faremos, buscaremos o Pokémon mais forte. Eu já antecipo que não encontraremos, pois o jogo não deixa que isso seja possível, mas vamos ver que muitos se destacam.

O Foco vai ser a categoria dos Pokémons classificados como Uber pelo Smogon, mas a principio vou focar mais ainda naqueles que a Nintendo chama de Guardiões. Aqueles que tem bases bem altas, muito maiores que 600 e que normalmente estampam a capa de um jogo.

O meu escolhido para começarmos foi o pokémon que o Ash ve ao fim do primeiro episódio. Isso mesmo galera, para aqueles mais saudosos que assistiram às primeiras temporadas do anime, eu estou falando do Ho-oh. Eu acho esse pokémon extremamente forte e capaz de fazer muitas coisas devastadoras no jogo e muita gente acaba não vendo isso.

Devemos partir do princípio. Apesar de muito forte, sabemos que Ho-oh é um pokémon nobre, por esse motivo ele vai precisar de "súditos" que realizem um certo trabalho sujo pra ele, mas falo disso daqui a pouco. Primeiro vamos analisar as bases dele e os stats no Level 50:


Min-MinMaxMax+
HP
106
-181213-
Atk
130
135150182200
Def
90
99110142156
SpA
110
117130162178
SpD
154
156174206226
Spe
90
99110142156

Podemos ver que ele não parece um sweeper exageradamente forte, principalmente no "metagame" Uber, mas aí que entra a história dos súditos e a união dessa fator com os moves dele. O primeiro grande súdito de Ho-oh está mais para parceiro e vai fazer metade do trabalho sujo para que Ho-oh é o Groudon (que futuramente terá um post dedicado a ele nessa série) que criará o sol! Ah o sol, ele vai fazer você querer estar em qualquer lugar, menos na frente de um Sacred Fire do Ho-oh. Ta certo que um Fire Blitz seria mais forte, causaria mais dano e tal, mas estamos falando de malditos 50% de chance de causar Burn. Você vai torcer pra ter um Palkia no time, do contrário qualquer coisa sofrerá um dano bem grande e se depender de ataques físicos, além de dano do Burn, terá metade do seu potencial ofensivo usurpado de sí. 
Outra função muito importante que o Groudon terá como camarada do Ho-oh é a de distribuir Thunder Waves na galera. Um time lento é propício pra que Ho-oh faça a festa e derrube muita coisa. Não somente Groudon, aí entram os outros súditos de Ho-oh, pokémons que possam dentro da medida do possível e da estratégia, paralisar boa parte do time adversário, portanto Blisseys ou Chanceys podem ser muito bem vindas aqui, uma vez que Groudon não ter muitas dificuldades com ataques físicos caso seja dedicado a defesa.



A estratégia com Ho-oh é bem simples, seguindo a configuração abaixo:

Ho-oh@Choice Band
Nature: Adamant
248HP/ 252 Atk/ 8 Spe

Sacred Fire
Earthquake
Brave Bird
Sleep Talk

Com essa configuração, podemos fazer coisas legais. Primeiro temos o Sacred Fire que se estiver combinado com o sol será muito forte. Depois temos o Brave Bird que é o segundo STAB dele e que vai chamar metálicos que vão chamar Earthquakes ou Sacred Fires (que podem acabar rápido devido ao baixo PP e eventuais Pressure no Metagame Uber). Sleep Talk pode parecer só um golpe troll, mas não é. Ho-oh além de ser um sweeper muito chato com Choice Band, ainda pode tankar muita coisa que depende de ataque especial, principalmente se falarmos de Darkrai, um dos leads mais chatos do Metagame Uber.
Portanto, ao ver Darkrai, você coloca Ho-oh e depois agride ele com algum dos golpes. Você terá 66% de chance de ter um STAB que irá destruí-lo, portanto mesmo após o Dark Void o adversário pensará se vale a pena deixar o Darkrai lá. Ho-oh também pode Tankar qualquer coisa que não usa Thunder. Shaymin Sky é outra vitima de Ho-oh, uma vez que os Seed Flares de Shaymin ficam fracos, fracos mediante o grande potencial defensivo para golpes especiais de Ho-oh. Os pokémons que tem Stabs de água já não podem ser adversários de Ho-oh, portanto um pokémon pra defendê-lo desses monstros é necessário, mas não vou falar disso, deixemos para um post de composição de time Uber. Ainda como tank, golpes do tipo dragão especiais como Dragon Pulse ou Draco Meteor são muito comuns no Metagame Uber e serão facilmente defendidos por Ho-oh, por esse motivo os 248 EVs em HP. Só 248, pois são necessários 8 em Speed e precisa ser 8. Ho-oh precisa correr mais que versões defensivas de Dialga e de Groudon. Os 252 de Atk não precisam de justificativa, a ordem aqui é derrubar o máximo de adversários possíveis.

Pessoal, espero que ao jogarem o Metagame Uber procurem usar o Ho-oh, muitas vezes preterido pelos jogadores, mas extremamente util e letal, principalmente contra um adversário mal precavido.

Com a evolução da série de posts, veremos muitos pokémons parrudos e que vão se completar. Apesar do nome da série de posts ser "Em Busca do Pokémon Mais Forte", a intenção é dar uma razoável atenção à aqueles que sempre são esquecido por nós por ficarem de fora da grande maior parte das competições.

Espero que gostem desse tipo de post menos tradicional, pois falamos de um metagame menos explorado, dicas, por favor me sinalizar! Até a próxima pessoa!

domingo, 4 de maio de 2014

Pokémon da Semana #4

Fala galera tudo bom? Meio desvirtuado o post, mas ta valendo! Hoje eu venho a vocês falar de um ser muito controverso, mas que vem provando seu valor cada vez mais. O quarto pokémon a ser analisado nessa série é o nosso querido Quagsire. Eu sempre gostei de usá-lo em batalhas da Tier Uber, mas ultimamente ele vem se mostrando valoroso na Tier OU.

Pode parecer ter ficado meio incoerente o que eu falei. Como pode um pokémon ser bom em Uber e não tão bom em OU? A explicação é bem simples: Quagsire tem duas imunidades muito interessantes na tier Uber que são contra ataques elétricos (Thunder) e contra ataques do tipo água devido ao Water Absorb (lê-se Water Spout do Kyogre). Como o referido Kyogre usa muito esses dois golpes, você pode por ele pra dormir com o Yawn, dar toxic nele, enfim, da pra atrapalhar bem.

Voltando ao uso de agora. Ele tem bases decentes para defender ataques físicos com 95 HP e 85 em Def. Existe coisa muito mais sólida, mas a função dele nos times é bem vasta. Primeiramente devemos considerar um fator muito importante. Ele para o Rotom W. Tome cuidado pra não entrar em um Will o Wisp logo de cara, pois aí o trabalho do Rotom W estará feito, mas entre nos Volt Switch, oras. Ele vai segurar o golpe com imunidade total, por ser terrestre e aí o Rotom fica lá, na frente dele. Entra então o segundo fator de uma batalha, que eu costuma chamara de time (hora, mas fica meio estranho falar em português). Existe a hora certa para que certas coisas aconteçam, principalmente se a batalha for apertada demais, portanto entrar tomando um Will o Wisp é o time perfeito para o Rotom, porém entrar defendendo um Volt Switch é o time perfeito para o Quagsire e a explicação é simples. Se o Rotom te queima, ele corre depois e coloca algo mais adequado no lugar e você já estará com seus Earthquakes prejudicados, porém se ele não faz nada na entrada de Quagsire, ele não pode se arriscar a levar um Toxic, já que como boa barreira que é, Rotom W vai buscar uma maior longevidade no campo e não quer um dano de toxic. Portanto ao usá-lo contra o Rotom, uma boa leitura de jogos é necessária, uma vez que no mano a mano, Rotom W não consegue acertar Quagsire, já que ele é imune aos golpes mais comuns de Rotom: Hydro Pump, Volt Switch e/ou Thunderbolt.

Quagsire é útil contra qualquer outro Bulcky Water ou pokémons de água em geral, menos o Greninja. Esquece essa história de entrar em um Greninja full, pois provavelmente você vai jogar o Quagsire fora. Se for em um já bem danificado, você pode entrar no Hydro Pump para finalizá-lo com Earthquake depois, mas em um Full ele vai sobreviver ao seu Earthquake e te derrubar com Dark Pulse ou Grass Knot.

As presas favoritas do Quagsire, como dito antes são pokémons de água, fogo e metálicos em geral. Por mais que os metálicos não recebam o Toxic, ele vão apanhar do Earthquake e o dano que eles conseguirem desferir em Quagsire pode ser facilmente recuperado tanto com o Leftovers como com o Recover.

É sempre bom usar Quagsire juntamente com outro bicho pra defender, ou em times onde você tem pokémons que são counters para muitos outros times, pois ele não se dá tão bem entrando na frente de pokémons muito agressivos, como Choice Band Terrakion, Choice Band Talonflame, Close Combat do Lucario, pokémons que na teoria até seriam parados por um Quagsire, porém com exceção a Talonflame, todos os outros vão ter chance de conseguir um 2 HKO, ou seja, o pobre nada fará ao cair na arena.

Ele não tem lá grandes bases e existem coisas mais fortes que ele em números, porém ele tem sim seu valor e como a ideia do pokémon da semana é mostrar alternativas ao metagame padrão ele não podia faltar aqui!

Aqui vai a forma de uso dele:

Quagsire@Leftovers
Nature: Impish/Releaxed
HP 252 Def 252 Sdef 6


Earthquake
Toxic
Recover
Scald

Se você acha que o Scald vai ter servir para algo que não seja dar Burn em pokémons metálicos ou algum hit decente quando se bate com fraqueza, use-o Releaxed, porém se você acha que 10% a mais de speed pode fazer falta e acha que o Scald é só para Burn, use-o Impish. Eu particularmente prefiro Releaxed, pois acredito na força do Scald!

Esse foi o pokémon da semana número 4 galera, espero que desperte a vontade de usar esse tão simpático bichinho nas batalhas de vocês.

Até a próxima!

sábado, 3 de maio de 2014

How To Train Your Dragon

Olá pessoal, tudo bom? Espero que estejam bem. Eu decidi retomar os posts de estruturação de time e esse vai ser focado naquela que eu considero a maior força do jogo, o tipo Dragão. Algumas pessoas se tornaram céticas quanto ao poder de fogo de um bom e velho dragão, muito devido ao fato do surgimento das fadas. Devemos admitir que as fadas não foram assim tão impactantes. Apesar de terem sua relevância no jogo como um novo tipo, eu julgo que o tipo lutador está muito mais atrapalhado por fadas do que o tipo Dragão, mas isso seria assunto para outra discussão.



Nós já tivemos a promoção de vários dragões à categoria Uber pelo Smogon, isso em gerações passadas. A Game Freak foi muito esperta na construção de Pokémon X e Y e há tempos não se via um jogo tão equilibrado como esse. Temos no topo da lista de uso os pokémons Talonflame e Rotom Wash, o que é algo bem surpreendente. Voltando ao foco, não podemos considerar que os dragões estão fracos, pois eles são muito brutos. Eles tem muito poder de fogo para usar e acredito que se aplicada a estratégia correta, é difícil de segurar. Vou descrever agora, o que na minha humilde opinião são as funções mais usuais dos dragões nessa geração:

Dançarinos - Charizard X e Dragonite



Esses dois primeiros são os melhores dessa geração, em minha opinião. Eles usam a boa e velha tática de Dançar na frente do adversário. Dragonite tem o Multiscale para garantir que vai dançar. Além do fato dele ser muito forte no sentido geral, é muito HP, muita Def e muito Sdef. Como se não bastasse, ele também tem muito ataque. Pode não ser um Usain Bolt, mas não é lento. Você vai se valer de uma estratégia simples, mas eficaz. Se garantir o uso do Multi Scale, Dragonite pode entrar com quase qualquer coisa e depois de um Dragon Dance, é difícil segurar a diversidade dele. Ele pode ter Fire Punch, Thunder Punch, Earthquake, Aqua Jet, Extreme Speed, Iron Tail e obviamente um bom golpe do tipo dragão. É difícil se defender dele, pois a pancada pode vir forte contra os mais diversos tipos, inclusive Fada, já que ele aprende Iron Tail.



Charizard pode ser ainda mais linear. Dragon Dance para Outrage e Flare Blitz. O último slot pode ser aproveitado de várias formas. Não há fada que resista a Charizard depois de um Dragon Dance e o que falar de metálicos então? Quem vai querer arriscar um metálico a tomar um Flare Blitz? O último slot pode ser aproveitado por Earthquake, Brick Break, Roost. Charizard pode entrar ainda como Charizard na frente de um golpe fada que ele vai resistir! Mesmo após a mega evolução, ainda não será fácil bater nele, pois ele não toma super efetivo dos counters mais normals de Dragão, que são golpes do tipo gelo e fada. Por conta desses fatores, elejo ambos como os melhores dançarinos de XY até agora.


Atropelador de Time - Garchomp



Garchomp me assustou durante muito tempo. Eu achei justo a Smogon colocá-lo como Uber quando o fez e eu achava totalmente justificável, pois é muito difícil lidar com eles nas mais diversas situações. A forma de usar Garchomp nessa geração deve ser bem controlada. Essa geração tomou uma redução cabolusa nos danos e teve um aumento tremendo em fatores do jogo que favorecem golpes de status, portanto tem muita coisa ficando viva e ferrando a vida do adversário depois. Garchomp é muito Pokémon de terra. Ele pode ferrar lindo o adversário com um earthquake fortíssimo, ele tem Stone Edge para ajudá-lo a pegar o pessoal que tenta correr do Earthquake, portanto pode ser meio que uma armadilha. Garchomp é, na minha opinião letal de 3 formas. Como choice scarf, ele vai pegar pokémons que não são defensivos e que podem querer se aproveitar de maior velocidade para tentar levar seu time. Ele pode ser um choice band e derrubar praticamente qualquer coisa, mas você vai depender muito de previsões precisas, além de uma excelente leitura de jogo. Se o adversário não tem fadas e metálicos, um Outrage vai derrubar praticamente qualquer coisa. No decorrer do jogo, entretanto, você vai precisar variar entre Earthquake, um provável Stone Edge ou Iron Head. Todos eles terão muita potência, mas para usar um Garchomp assim você precisa de campo limpo e pokémons que possam defendê-lo sem sofrer muitos danos, ou seja, ele ficaria como protagonista ofensivo do time. A última opção de uso pode ser tanto em forma Mega como não, que seria com Swords Dance. Se você conseguir dar um Swords Dance, a coisa pode desandar e se for contra Mega Garchomp, você ainda tem a seu favor maiores status defensivos, garantindo que ele possa sair bem de situações adversas. É difícil ficar vivo para contar história depois de encarar um Mega Garchomp com Swords Dance. Uma adição interessante a um time com um desses é o golpe Sticky Web, pois o Mega Garchomp não é tão rápido quanto o Garchomp normal, que já não é dos mais rápidos, então pode ser muito interessante.

Mix Sweeper – Heydreigon e Salamence




Esses dois carinhas estão com a moral muito baixa, mas de verdade eles tem um uso muito bom.  Quando eles caem na arena você logo fica esperando um Draco Meteor, pois ambos tem bom Satk, mas ambos podem ter golpes físicos fortes. É difícil se defender deles e nem há tanto o que falar a respeito. Heydreigon tem que ficar muito esperto com U-turns e principalmente com golpes fadas que serão quase que um KO certo por conta da dupla fraqueza. Salamence tem o mesmo problema com golpes de gelo, mas normalmente eles vão ser mais rápidos que os adversários. Ambos podem usar Fire Blast para afugentar metálicos. Salmence pode usar Dragon Dance em sets com Outrage, mas também contar com golpes especiais. Eles devem ser uma força mista a ser considerada, pois têm base alta e um grande numero de resistências.

Surpresa discriminada – Flygon



Eu gosto muito dele, de verdade. Flygon é forte, muito mais do que algumas pessoas acabam considerando. Eu acho ele o Pokémon ideal para se usar com Choice, principalmente dentre os dragões. Ele já foi minha opção em vários times e ele justifica essa confiança. Ele tem duas imunidades, a ataques elétricos e a ataques terrestres. Ele pode usar U-turn, o que o ajuda muito como Choice Band ou Scarf. Ele tem boas bases defensivas 80 HP/ 80 Def/ 80 Sdef. Ele tem Earthquake com Stab e Outrage com Stab, portanto é muita potencia pra um bichinho só. Coloque junto a isso um golpe de fogo, como Fire Punch ou Fire Blast e você tem um Dragão dos mais perigosos.

Absolutos - Latias e Latios

Latios e Latias tem estratégias simples e vão funcionar pra sempre, acreditem. Focando sempre em ataques especiais, ambos tem bons status defensivos, principalmente na Sdef. Agindo dessa forma já serão bem úteis para você como um sweeper especial, podendo também se valer de Choice Specs, o que irá garantir Dracos Meteor muito fortes. Digamos que esses sejam mais ou menos a mesma coisa desde a 4ª geração, não há nada de novo pra se falar, mas é sempre bom lembrar.



Infiltrator - Noivern


O Substitute sempre foi um golpe extremamente chato. Muitas coisas mudam quando você opta por uma jogada sem considerar um substitute e quando você efetua a troca, o adversário opta justamente por substitute. Noivern vai te ajudar muito com isso. Com Draco Meteor e Hurricane como STABs absurdos, fica dificil se esconder em Substitute quando se ve Noivern no time adversário. Os 25% de recoil do Substitute aliado a um eventual Stealth Rock podem ser fatores determinantes para receber um ataque do Noivern que venha a virar OHKO. Noivern faz muito bem essa função, principalmente se considerar o fato de que ele é bem rápido, portanto uma boa troca no substitute adversário e ele vai ter que trocar, tendo gasto 25% da vida a toa. Eu preciso fazer uma menção honrosa a um fato passado.
Não me lembro o ano, mas certa vez eu cheguei na final do torneio de Clãs da Pokeevo. Do outro lado a gente tinha o Clã WTFBR que sempre levava os titulos de torneios assim. Eu era responsável por jogar de OU e meu adversário era o WTFBR Pancho. Eu estava usando um time de All Atack como o que descrevi em um post anterior aqui do Blog (viu gente, eu faço as coisas que falo aqui!). Eu abri com o Infernape e tive de correr pois ele estava com Azelf. Ele usou Reflect. Eu não me lembro exatamente quem eu havia mandado no lugar do Infernape, mas pra agilizar a história ele usou as duas barreiras e perdeu o Azelf dele. Ele caiu no campo com um Machamp e devido ao fato de estar protegido pelas barreiras eu penei pra derrubar ele, o que não aconteceu antes que ele levasse meio time meu T.T. Devido a isso eu perdi. Se no lugar da Latias que eu usava na oportunidade eu tivesse um Noivern com Infiltrator, nada disso teria acontecido, já que ele se valeu tanto das barreiras como de um Substitute.

Depois da historinha do meu passado, podemos ver que ele é bem útil e acredito que outras funções para ele são meio que dificeis de serem usadas. Eu recomendo o uso com Life Orb ou Choice Specs, já que ele é muito rápido, tem STABs bem altos, mas o Satk dele pode decepcionar.

Ainda há mais o que falar, mas a intenção desse post é dar a funções principais dos dragões e que dessa forma eles poderão ser muito bem aproveitados. Espero que ajude a eliminar a dúvida na cabeça de algumas pessoas. Até a próxima pessoal.