terça-feira, 26 de janeiro de 2016

VGC 2016 - Soltaram os Monstros

Como já deve ser de conhecimento da maioria, a temporada 2016 de campeonatos oficiais de Pokémon, ou seja, os que são promovidos pela própria Nintendo e chamados "VGC" tiveram suas regras divulgadas e o impacto da notícia foi imediato. A partir de agora é possível utilizar até dois Pokémons da categoria "Uber" no seu time.



A primeira explicação válida sobre esse assunto é que Uber para a Nintendo é diferente do metagame Uber criado pela Smogon. Para a Nintendo, os Ubers são todos os Pokémons que são os chefões dos jogos, aqueles que controlam elementos da natureza e que em se tratando do jogo, possuem bases altíssimas de stats. Em resumo, eu me refiro a: Mewtwo, Lugia, Ho-oh, Groudon, Kyogre, Rayquaza,  Palkia, Dialga, Giratina, Zekron, Reshiram, Kyuren, Xerneas, Yveltal e Zygard. Formas alternativas dos mesmos, tais como mega evoluções também podem ser usadas.

É importante destacar que todos eles podem ser encontrados nos jogos, sem a necessidade de métodos e eventos especiais, é aí que mora a restrição de pokémons que podem ser usados. Todos os pokémons que só podem ser conseguidos através de métodos especiais, seguem banidos: Mew, Celebi, Jirachi, Deoxys, Phione, Manaphy, Shaymin, Victini, Meloetta, Diance, Hoopa, Keldeo, Genescect e Arceus.

Voltando a como fica o jogo em si, podemos dizer que muda tudo. Muito se espera de como o metagame vai se estabelecer e se teremos um efeito parecido como que era visto em 2015, onde os times eram praticamente espelhos uns dos outros, sempre sendo visto Landorus T, Mega Kangaskhan, Heatran, Aegislash, basicamente só se via isso. Vou descrever agora quem eu acho que tem poder absoluto nesse Metagame e que podem ser os próximos mandachuva desses campeonatos:

Groudon



Em sua forma Primal, Groudon se torna um pokémon praticamente perfeito. Assumindo os tipos Fogo e Terrestre e imune a golpes de água (ridículo), a base assustadoramente alta de ataque, combinada com uma ótima defesa para golpes físicos e um alto HP, padrão para os Ubers, é bem dificil derrubá-lo. Basicamente não há estratégia com ele, você o põe em campo, a habilidade dele entra em ação criando um sol que é interminável enquanto ele está na arena que vai causar a proteção a golpes de água e potencializar eventuais golpes de fogo que você venha a usar. Basicamente a estadia dele em campo se resume a usar seu novo golpe exclusivo "Precipice Blades" para acertar ambos os pokémons adversários com muita força. A imunidade a Will -O-Wisp elimina uma maneira simples de lidar com ele, que seria queimando-o, portanto é bem preocupante ter ele do lado oposto da arena.

Rayquaza

Se o assunto fosse Single, simplesmente não ser possível enfrentar esse cara, mas como é dupla da pra lidar com ele, mas isso não significa que ele seja fraco, muito pelo contrário. O benefício das formas Primal é que eles dão um ganho de força para Groundon e Kyogre, mas não contam como mega e você pode usar outro mega no time. Porém, você precisa colocar um item específico para eles assumirem a forma primal. No caso de Mega Rayquaza, não existe pedra Mega, ele simplesmente Mega evolui. Não é possível usar outro mega na batalha, mas você pode colocar um item nele! Em um metagame de dupla isso é algo bem assustador. Veja, você pode acertar o adversário com Stabs + Life Orb. Você pode acertar o adversário com golpes extremamente fortes junto de Choice Band. Você pode fazer um jogo mais seguro e utilizar Lum Berry para se livrar de um inconveniente Burn. Você pode colocar Choice Scarf e acertar Draco Meteors que vão dar 1HKO em praticamente tudo. Como já deu pra reparar, são inúmeras possibilidades e é justamente aí que mora o problema. Você precisa esperar que ele se mova para você entender como se defender e muitas vezes esse primeiro movimento que ele realiza pode ser o suficiente para ele pegar o controle da luta e não largar mais. É extremamente preocupante vê-lo aparecer na arena.

Xerneas

Xerneas é um pokémon que executa função chave nesse novo metageme. Com uma base 600, ele passa longe de ter a mesma força bruta dos dois citados anteriormente, porém dentro de um jogo mais tático ele é extremamente bem utilizável. A habilidade dele é muito forte, poucas habilidades são tão boas quanto "Fairy Aura". Dói ser acertado por um Moomblast, ou até mesmo por um Dazzling Gleam, que nesse caso afetaria ambos os pokémons adversários. Além disso, ele é um predador natural e extremamente efetivo contra qualquer dragão, afinal ele é o fada mais forte do jogo, muito simples e fácil de se utilizar. Graças a sua alta base de ataque, similar à de especial ataque, você ainda pode ser acertado por golpes físicos inesperados em algo que você jogue para fazer a defesa contra ele. Apesar de não haver muito o que falar sobre Xerneas, o uso simples dele é o grande trunfo.

Kyogre

A mecânica é bem simples e similar à de Groudon. Você coloca ele em campo, vem junto uma chuva torrencial que ficará lá enquanto ele estiver na arena e que deixa seu "Origin Pulse" com uma força absurda e acertando ambos os adversários. Além disse, golpes de fogo não funcionam. Ocorre que os benefícios não são tão positivos quanto para Groudon. O Kyogre não é ruim, inclusive o suporte que ele provém para um parceiro aquática tenderá a ser melhor do que o que Groudon oferece a um pokémon de fogo, ou a um pokémon de planta que se beneficia do sol, mas que pode acabar levando só um golpe de fogo. Mas voltando a Kyogre, ninguém quer usar golpes de fogo nele mesmo, então a imunidade acaba sendo um pouco irrelevante, além disso, você estará aberto a levar um Thunder que acerta com bastante força a nossa querida orca. De resto você tem bastante força bruta, apoiado por um clima que da um suporte enorme para criação de time, até maior que Groudon.

Mewtwo

O legal desse cara é que, além de estiloso e de ser um dos seres mais respeitados do mundo pokémon, ele permanece como sendo uma das principais armas ofensivas que existem. Atribua a isso um uso decente para suas três formas existentes. Mewtwo sem mega evoluções tem acesso a ótima gama de golpes, bem como a um item que pode ser chave na sua estratégia e ele continua sendo muito forte. Na Mega forma Y ele se torna o máximo da agressividade em relação a não estar mega evoluído, porém você ganha junto um pouco de fragilidade defensiva, principalmente para ataques físicos. Nesse caso não derrubar o adversário com apenas um golpe passa a ser algo preocupante, pois o revide pode ser fatal, entretanto a força com a qual ele bate é absurda e com certeza, com proteção ele tem função fundamental em certos times. Em sua forma X ele se torna algo que vai incomodar muito. Com acesso a golpes que podem derrubar quase tudo, além de um extremamente chato Drain Punch, ele pode ficar muito tempo no campo atrapalhando e derrubando muita coisa. Um simples Bulk Up pode encaminhar a vitória.

Esse são os monstros que acredito que podem ter impacto direto no jogo chegando ao ponto de poder criar um domínio. Concordam?


*Nota de correção: Originalmente eu havia publicado que uso de Deoxys foi liberado, porém, mesmo que agora possamos encontrá-lo no meio do jogo, como sequencia do Episódio Delta, ainda não é possível de usá-lo em batalhas VGC.


2 comentários:

  1. Acredito que principalmente Groudon, Xerneas, aparecerão em massa nesse VGC 2016. Pokémons que não costumamos ver nos times e que estão na Tier NU,PU,UU aparecerão com boa frequência como suporte nos times. Kyogre, pelo motivo que foi comentado no texto, acredito não ter grande destaque no evento(mas seria um razoável revenge killer para Groudon se, deixado para o "segundo turno" após uma troca). Tenho visto times bem interessantes no Random Match Up. Pokémons como Liepard, Meowstic, Sableye, dentre outros "Pranksters", terão grande usagem. Moves pouco usados como Quash, Me First, dentre outros, também darão muito trabalho aos que conhecem pouco a variedade de golpes não muito usuais.

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    1. Eu pretendo escrever sobre os não monstros que devem se tornar relevantes agora :D

      Creio que até a noite eu subo a nova postagem.

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